ADHYĀYA I – Definições (Phaladīpikā de Mantreśvara)
Śloka 5 – As moradas dos 12 Rāśis, de Meṣa em diante, são, respectivamente, (1) floresta, (2) um campo sob água [9], (3) um quarto, (4) um abismo com água nele [10], (5) uma montanha, (6) uma terra com água e milho, (7) o Bhāva de um Vaiśya [11], (8) um buraco ou cavidade, (9) a residência do rei, (10) floresta com água em abundância, (11) um local frequentado por oleiros, e (12) água. [12]
AS REGÊNCIAS DOS NAVAGRAHAS
Śloka 7 – Siṃha, Vṛṣabha, Meṣa, Kanyā, Dhanus, Tulā e Kumbha são as Rāśis de Mūlatrikoṇa (primeiro triangular) dos planetas de Sūrya em diante. Os primeiros 20° de Siṃha, os últimos 27° de Vṛṣabha (27° depois do grau de exaltação mais elevado), os primeiros 12° de Meṣa, os 5° seguintes à exaltação mais elevada de Budha em Kanyā (ou seja, 16° a 20°), os primeiros 10° em Dhanus, os primeiros 5° em Tulā e os primeiros 20° de Kumbha formam, respectivamente, as porções do Mūlatrikoṇa dos 7 planetas de Sūrya em diante. A primeira metade de Dhanus, Kanyā, Mithuna, Kumbha e Tulā são Rāśis bípedes ou também chamadas humanas. Vṛścika é um (kīṭa = réptil) ou Rāśi centopeia; Karkaṭa, a última metade de Makara e Mīna são Rāśis aquáticas. O restante, ou seja, Meṣa, Vṛṣabha, Siṃha, Dhanus (última metade) e Makara (primeira metade) são Rāśis quadrúpedes. [14]
AS ELEVAÇÕES DOS NAVAGRAHAS
Śloka 8 – As Rāśis Vṛṣabha, Karkaṭa, Dhanus, Meṣa e Makara se elevam com as costas (Pṛṣṭhodaya). Mithuna e Mīna são Ubhayodaya. O restante aparece com suas faces e são denominadas Rāśis Śīrṣodaya [15]. As Rāśis Pṛṣṭhodaya e Mithuna pertencem a Candra e são denominadas Rāśis noturnas. As outras seis pertencem a Sūrya e são denominadas Rāśis diurnas [16]. As quatro Rāśis contadas da última Rāśi passada (esquerda) por Sūrya, estão na ordem denominada (1) Ūrdhva [17], ou ‘tendendo para cima’; (2) Adhaḥ [18], ‘por baixo’; (3) Sama [19], ‘mesmo nível’; (4) Vakra [20] – ‘dobrado ou torto’. A mesma ordem é válida no caso das outras 8 Rāśis.
SIGNOS MÓVEIS, FIXOS E DUAIS, DIREÇÃO GOVERNADA PELOS NAVAGRAHAS
Śloka 9 – As Rāśis a partir de Meṣa [21] e nesta ordem são (1) Cara, Rāśis móveis ou cardinais; Sthira, Rāśis fixas; e Dvisvabhāva, Rāśis duais, mutáveis ou comuns; (2) Dvāra, entrada/portão; Bahiḥ, externos; e Garbha, internos; (3) Dhātu, ou mineral; Mūla, vegetal; e Jīva, animal; (4) Krūra, ou feroz; e Saumya, auspicioso; (5) ímpar e par; e (6) masculino e feminino. Meṣa, Vṛṣabha, Mithuna e Karkaṭa com seus Trikoṇas ou Rāśis triangulares representam os quatro quadrantes, começando do Leste. Os Bhāvas a partir do 7º representam os membros do lado esquerdo do Kālapuruṣa, enquanto que os outros seis Bhāvas (ou seja, contados a partir do Lagna), representam o lado direito.
NOMES E ÁREAS PARA CADA CASA ZODIACAL
Śloka 10 – Lagna, Horā, Deha, Udaya, Rūpa, Śīrṣa, Vartamāna (existência) e Janma são os nomes do Ascendente, ou do primeiro Bhāva [22]. Vitta (riqueza), Vidyā (aprendizado), Sva, Annapāna (riquezas de alimento e bebida), Bhukti (alimentação), o olho direito (Dakṣiṇākṣi), face (Āsya), carta ou documento (Patrikā), discurso (Vāk) e Kuṭumba, são denominações que indicam o 2º Bhāva [23].
Śloka 11–12 – Duṣcikya, Ūras (peito), o ouvido direito, braço, coragem, valor, proeza e irmãos são as designações do 3º Bhāva. [24] Bhāva, terra, tio materno, sobrinho, uma relação, um amigo, veículo, mãe, reinado, vaca, búfalo, perfume, roupas, ornamentos, o nadir (ponto mais baixo), Hibuka, Sukha (felicidade), água, ponte e rio são os termos para indicar ao 4º [25] Bhāva. Rājaṅka (marca do soberano), um ministro, Kara (imposto, mão ou pedágio), Ātman, inteligência, Dhi, conhecimento do futuro, Āyuṣ, Sūta (filho), Jaṭhara (barriga), Śruti (textos revelados como os Vedas), e Smṛti (os demais textos tradicionais transmitidos pelos sábios, também significa a memória, o que é lembrado) são os nomes do 5º Bhāva. [26]
[1] Manas – mente, intelecto, inteligência, compreensão, percepção, sentido, consciência.
[2] Nycthemeron – do Grego νυχθήμερον, das palavras nycht- "noite" e hemera "dia, diurno", é um período de 24 Horās consecutivas. Algumas vezes é usada, especialmente na literatura técnica, desprovida de ambiguidade e como significado ao termo dia. É o período de tempo que um calendário normalmente classifica com uma data.
[3] Dextral e Sinistral – são termos científicos que descrevem quiralidade (lateralidade), ou direção relativa em várias disciplinas. Os termos são derivados das palavras em Latim para “esquerda” (sinister) e “direita” (dexter).
[4] Almucantar – é um círculo sobre a esfera celestial paralelo ao horizonte. Duas estrelas que repousam sobre o mesmo almucantar têm a mesma altitude. O termo foi introduzido na astronomia europeia pelo astrônomo Hermann Contractus de Reichenau, da palavra árabe al-muqanṭarāt, significando “torto, semelhante a um arco”.
[5] Vighaṭikā – do sânscrito विघटिका, uma medida de tempo. O prefixo “vi”, “a menor” + ghaṭikā “medida de tempo”. 1 dia tem 24 Horās, 24 Horās são 60 ghaṭikās, e 60 ghaṭikās têm 3.600 Vighaṭikās.
[6] Gnômon – ou gnómon, é a parte do relógio solar que projeta a sombra. A projeção gnômica é a projeção de uma esfera sobre um plano tangente a partir de seu centro. De acordo com Favorino (Diógenes Laércio), Anaximandro de Mileto (filósofo pré-socrático, político, astrônomo, matemático e geógrafo, que viveu entre 610–547 a.C., discípulo de Tales de Mileto) foi o inventor do gnômon. Entretanto, de acordo com Heródoto (filósofo e historiador grego nascido no século V a.C. – provavelmente entre 485–420 a.C.), os gregos adquiriram dos babilônios o conhecimento da esfera celeste, do gnômon e das 12 partes do dia.
[7] Bhasaṃdhi – do sânscrito bha-saṃdhi, m. Ponto de junção do asterismo, os últimos graus dos Nakṣatras Āśleṣā (em Karkaṭa), Jyeṣṭhā (em Vṛścika) e Revatī (em Mīna); também chamado Gandānta.
[8] Ṛkṣasaṃdhi – junção das palavras ṛkṣa + saṃdhi. Ṛkṣa, dentre seus vários significados, indica uma estrela, constelação, mansão lunar, ou a 12ª parte da eclíptica, enquanto saṃdhi significa junção, união. Indica a transição entre as porções finais dessas Rāśis mencionadas no texto e o início da próxima; também chamado Gandānta.
[9] Do inglês meadow = prado; mas um campo submerso em água é um mangue, não um prado.
[10] Do inglês chasm = abismo, lacuna, vazio. Pode ser interpretado como um lago profundo cheio de água.
[11] Vaiśya – do sânscrito वैश्य, vaiśya, m. Um homem que se instala no solo, um camponês, agricultor, homem da terceira casta, cujo meio de subsistência é o comércio e a agricultura. No texto, refere-se à terceira casta do sistema de varṇa da Índia.
RĀŚI | KALA | MORADA [12] | SENHORES [13] | |
Meṣa | Áries | Cabeça | Floresta | Maṅgala |
Vṛṣa | Touro | Face | Mangue | Śukra |
Mithuna | Gêmeos | Peito | Quarto | Budha |
Karkaṭa | Câncer | Coração | Abismo com água | Candra |
Siṃha | Leão | Barriga | Montanha | Sūrya |
Kanyā | Virgem | Quadril | Terra com água e milho | Budha |
Tulā | Libra | Virilha | Casa de um Vaiśya | Śukra |
Vṛścika | Escorpião | Partes íntimas | Buraco | Maṅgala |
Dhanu | Sagitário | Coxas | Residência do rei | Bṛhaspati |
Makara | Capricórnio | Joelhos | Floresta com água abundante | Śani |
Kumbha | Aquário | Panturrilhas | Olaria | Śani |
Mīna | Peixes | Pés | Água | Bṛhaspati |
GRAHA | GOVERNANTE DA RĀŚI | EXALTAÇÃO NA RĀŚI [13] | DEBILIDADE DA RĀŚI [14] | MOOLATRIKOṆA |
(maior exaltação) | (menor debilidade) | |||
Sūrya | Leão | Áries (10°) | Libra (10°) | Leão (20°) |
Candra | Cân | Touro (3°) | Escorpião (3°) | Touro (27°) |
Maṅgala | Ári e Esc | Capricórnio (28°) | Câncer (28°) | Áries (12°) |
Budha | Gêm e Vir | Virgem (15°) | Peixes (15°) | Virgem (16° a 20°) |
Bṛhaspati | Sag e Pei | Câncer (5°) | Capricórnio (5°) | Sagitário (10°) |
Śukra | Tou e Lib | Peixes (27°) | Virgem (27°) | Libra (5°) |
Śani | Cap e Aqu | Libra (20°) | Áries (20°) | Aquário (20°) |
Rāhu | Aqu | Gêmeos | Sagitário | Virgem |
Ketu | Esc | Sagitário | Gêmeos | Peixes |
Bípedes [14] | 1º metade de Sagitário, de Virgem, de Gêmeos, de Aquário e de Libra |
Répteis | Escorpião |
Aquáticos | Câncer, última metade de Capricórnio e de Peixes |
Quadrúpedes | Áries, Touro, Leão, Sagitário (última metade) e Capricórnio (1º metade) |
Pṛṣṭhodaya [15] | Ubhayodaya | Sīrshodaya | Diurnas | Noturnas |
Costas | Ambos | Faces | (Sūrya) | (Candra) |
Touro | Gêmeos | Leão | Leão | Áries |
Câncer | Peixes | Virgem | Virgem | Touro |
Sagitário | Libra | Libra | Gêmeos | |
Áries | Escorpião | Escorpião | Câncer | |
Capricórnio | Aquário | Aquário | Sagitário | |
Peixes | Capricórnio |
[17] Ūrdhva – do sânscrito ऊर्ध्व, ūrdhva. Elevando ou se estendendo para cima; erguido, de pé, alto, acima; a partir de um momento, após um evento etc. Também citadas como Ūrdhva-mukha Rāśi, são conhecidas como as Rāśis em que Sūrya acabou de passar através delas (olhando para cima).
[18] Adhaḥ – do sânscrito अधः, adhaḥ. Deriva de ādhāra, abaixo, em baixo; a região inferior. Também citadas como Adho-mukha Rāśi, ou a Rāśi em que Sūrya está posicionado nela (olhando para baixo).
[19] Sama – do sânscrito सम, sama. Provavelmente originalmente idêntico a samāna, igual, paralelo, semelhante, constante, inalterável, tendo a medida correta, normal, justa, completa, inteira, etc. [20] Vakra – do sânscrito वक्र, vakra. Dobrado, torto, curvado. Algo hostil, maléfico, inauspicioso; o planeta Maṅgala; o planeta Śani; o aparente movimento retrógrado de um planeta; variação no curso de Budha.
Rāśis e suas Qualidades [21] | Sexo | Lado (*) | |||||
Meṣa | Móveis, cardinais | Portão | Mineral | Feroz | Ímpar | Masculino | Direito |
Vṛṣa | Fixos | Externo | Vegetal | Auspicioso | Par | Feminino | Direito |
Mithuna | Duais, mutáveis, comuns | Interno | Animal | Feroz | Ímpar | Masculino | Direito |
Karkaṭa | Móveis, cardinais | Portão | Mineral | Auspicioso | Par | Feminino | Direito |
Siṃha | Fixos | Externo | Vegetal | Feroz | Ímpar | Masculino | Direito |
Kanyā | Duais, mutáveis, comuns | Interno | Animal | Auspicioso | Par | Feminino | Direito |
Tulā | Móveis, cardinais | Portão | Mineral | Feroz | Ímpar | Masculino | Esquerdo |
Vṛścika | Fixos | Externo | Vegetal | Auspicioso | Par | Feminino | Esquerdo |
Dhanu | Duais, mutáveis, comuns | Interno | Animal | Feroz | Ímpar | Masculino | Esquerdo |
Makara | Móveis, cardinais | Portão | Mineral | Auspicioso | Par | Feminino | Esquerdo |
Kumbha | Fixos | Externo | Vegetal | Feroz | Ímpar | Masculino | Esquerdo |
Mīna | Duais, mutáveis, comuns | Interno | Animal | Auspicioso | Par | Feminino | Esquerdo |
(*) O lado do corpo do Kālapuruṣa está condicionado às Bhāvas, não aas Rāśis . |
[22] Lagna, o primeiro Bhāva astrológico; Horā, divisão horária; Deha, o corpo físico; Udaya, aquilo que surge; Rūpa, a forma física; Śīrṣa, o que se eleva; Vartamāna, a existência física; Janma, o nascimento.
[23] Vitta, riqueza; Vidyā, aprendizado, conhecimento; Sva, usado em pronomes possessivos; Bhukti, o alimento; Dakṣiṇākṣi, olho direito (composição de dakṣiṇa “direito” + akṣi “olho”); Āsya, carta ou documento, mas sobretudo o órgão pelo qual se profere o discurso, os sons; Patrikā, documento, carta, recipiente; Vāk, discurso, fala; e Kuṭumba, família, 2ª mansão astrológica, descendência, seja por casamento (lado materno) ou por progênie.
[24–28] Vide tabela.
Bhāvas | Outros Nomes e Seus Significados |
1 | Lagna (1º bhāva), Horā (Horā), Deha (corpo), Udaya (que surge), Rupa (forma), Sīrsha (o que se eleva), Vartamana (existência) e Janma (nascimento). |
2 | Vitta (riqueza), Vidya (aprendizado), Swa, Annapana (riquezas de alimento e bebida), Bhukti (alimentação), o olho direito (Dakshakshi), face (Asya), carta ou documento (Patrika), discurso (Vak) e Kutumba |
3 | Duschikya (não encontrei referencias), Uras (peito, tórax, seios). |
4 | Hibuka (pātāla, nadir, o 4º Bhāva), Sukha (felicidade). |
5 | Rajanka (o 5º Bhāva), Kara (imposto, tributo), Ātman [referente a ātma(?)], Dhi (deleite, prazer), Asu (destilar), Suta (extraído), Jatara (sem referências), Śruti (cânone hindu que abarca as Upanishads e os 4 vedas), Smṛiti (textos hindus sobre leis, historias, escrituras, provérbios, doutrinas e filosofias). |
6 | Riṇa (débito), Astra (braços), Chora (ladrão), Kṣata (ferimentos), Roga (doença), Śatru (inimigo), Jnāti (relação paterna), Aji (batalha), Duskṛtiya (um ato perverso), Agha (pecado), Bheeti (medo) e Avajña (humilhação). |
7 | Jāmitra, Chittottha (desejo), Mada (paixão), Asta (estabelecido), Kama (desejo), Dyuna, Advan (um caminho ou estrada), Loka (povo), Pati (marido), Marga (caminho) e Bharya (esposa). |
8 | Maṅgalya, Randhra, Malina, Adhi (dor mental), Parabhava (derrota ou insulto), Ayus, Klesa (tristeza), Apavada (culpa ou censura), Māraṇa (morte), Asuchi (impureza), Vighna (obstáculo ou impedimento) e Daśā (servidão). |
9 | Acārya (preceptor), Daivata (divindade), Pitru (pai), Subha (qualquer coisa auspiciosa), Pūrva bhāgya (sorte anterior), Puja (culto), Tapas (penitência), Sukruta (virtude ou mérito religioso, um ato bom ou virtuoso), Pautra (neto), Japa (oração, louvor) e Aryavāṃśa (família nobre). |
10 | Vyapara (comércio), Aspada (posição social ou lugar), Mana (honra), Karma (ocupação), Jaya (sucesso), Sat (benefício), Kirti (fama), Kratu (sacrifício), Jīvana (subsistência ou profissão), Vyoma (céu ou zênite), Achara (boa conduta), Guna (qualidade), Pravṛtti (inclinação), Gamana (andar, marcha, atitude, modo de andar), Ājña (comando) e Meṣūraṇa |
11 | Labha (ganho), Aya (rendimento, receita, salário), Āgama (aquisição), Apthi (ganhos), Siddhi (realização, cumprimento), Vibhava (riqueza), Prapthi (lucro), Bhava, Slaghyata (veneração, louvor), irmãos e irmãs mais velhos, ouvido esquerdo, Sarasa (qualquer coisa suculenta) |
12 | Duḥkha (miséria), Anghri (perna), Vāma Nayana (olho esquerdo), Kṣaya (perda, declínio), Suchaka (um contador de histórias, um espião), Anthya (passado), Daridra (pobreza), Papa (pecado), Sayana (cama), Vyaya, Ripha e Bandha (aprisionamento) |
Nome | Bhāvas |
Leena Stthanas (Bhāvas ocultos) | 3º,6º,12º,8º |
Dussthanas (maléficos) | 8º, 6º, 12º |
Benéficos | 1º,2º,3º,4º,5º,7º,9º,10º,11º |
Kendra, Kantaka, Chatustaya | 1º,4º,7º,10º |
Panaphara | 2º,5º,8º,11º |
Apoklimas | 3º,6º,9º,12º |
Chaturasra | 4º,8º |
Upachaya | 10º,3º,6º,11º |
Trikoṇas (triangulares) | 5º,9º |
Nenhum comentário:
Postar um comentário