Adhyāya XI – Horóscopo de Mulheres
Śloka 1 – Quaisquer que sejam os efeitos declarados para os horóscopos masculinos, eles são inteiramente aplicáveis às mulheres também, ou ao seu marido. Sua prosperidade e felicidade têm de ser deduzidas a partir do 8º local (a partir do Lagna ou de Candra, qual deles estiver mais forte). Filhos devem ser declarados através do 9º Bhāva e questões relativas à sua aparência, beleza etc., devem ser determinadas através do Lagna. É a partir do 7º lugar que seu bem-estar (poder de influenciar seu marido) e a (natureza do) marido devem ser verificados, enquanto sua associação e castidade devem ser preditos a partir de um exame do 4º Bhāva. Benéficos nestes Bhāvas produzem bons resultados, enquanto que maléficos nestes Bhāvas acima são produtivos de males a menos que eles aconteçam de estarem nos próprios Bhāvas, no caso em que tais efeitos serão bons.
Śloka 2 – Se tanto o Ascendente quanto Candra estão em Rāśis pares e aspectados por planetas benéficos, a mulher nascida terá bons filhos, possuirá um excelente marido e será bem ornamentada. Ela será muito próspera e possuirá excelentes qualidades. Se o Lagna e Candra estiverem em Rāśis ímpares e estiverem aspectados ou associados com planetas maléficos, ela será masculina em seu porte, não sincera, incontrolável para seu marido, cruel além da medida e pobre.
Śloka 3 – Se o 7º Bhāva ou o Navāṁśa fixado estiverem em um Rāśi governado por um benéfico, o marido da mulher será brilhante em aparência, famoso, instruído e rico. Se for o contrário, ele será deformado, estúpido ou um jogador de azar (ou enganador) e perderá toda a sua riqueza e o casal não viverá junto. Se a Rāśi e o Āṃśa do 7º Bhāva pertencerem a Maṅgala, ou se Maṅgala ocupa o 7º, a mulher nascida se tornará uma viúva; se os planetas no 7º Bhāva estiverem misturados, ela se casará novamente. Se o 8º Bhāva estiver ocupado por maléficos, ela causará a destruição de seu marido. Se benéficos ocuparem o 2º Bhāva, ela mesma morrerá.
Śloka 4 – Quando Candra estiver em Vṛścika, Kanyā, Vṛṣabha ou Siṁha no 5º Bhāva, a mulher terá senão poucos filhos. Se o 7º Bhāva ou o Navāṁśa fixo pertencerem a Śani, Maṅgala ou Sūrya, a mulher terá uma doença do útero. Se maléficos estiverem no 4º Bhāva, a mulher se tornará impura; posicionada na Rāśi ou Āṃśa de Maṅgala ou Śani, ela será uma concubina. Se o Lagna, Candra e Śukra... (O texto original termina aqui).
Śloka 5 – Se o 7º Bhāva ou o Navāṁśa pertencerem a um planeta benéfico, a mulher nascida possuirá belos quadris e será muito afortunada. Se Candra, o Lagna e o 4º Bhāva estiverem conectados com benéficos, a mulher será casta e dotada com muito boas qualidades. Se benéficos estão posicionados em Bhāvas Trikoṇas (1, 5, 9), ela será feliz, dotada de filhos, rica e de boa natureza. Se os ditos Bhāvas estiverem ocupados por maléficos fracos, a mulher se tornará estéril ou seus filhos morrerão cedo.
Śloka 6 – Quando Candra estiver em uma Rāśi pertencente a Maṅgala, a mulher nascida será (1) mal comportada; (2) uma subalterna ou serva, impura; (3) virtuosa, sublime de espírito e próspera; (4) enganadora; e (5) frágil conforme o Triṁśāṁśa de Candra pertencer a (1) Maṅgala; (2) Śani; (3) Bṛhaspati; (4) Budha; e (5) Śukra, respectivamente. Quando Candra estiver em Vṛṣabha ou Tula, os efeitos correspondentes serão: (1) ela será muito frágil; (2) ela vai recorrer a um segundo marido; (3) ela será altamente respeitada; (4) muito inteligente; e (5) famosa. Quando Candra ocupa uma casa de Budha, os efeitos respectivos serão: (1) ela será desonesta; (2) ela será um eunuco; (3) casta; (4) dotada com todas as boas qualidades; e (5) queixosa.
Śloka 7 – Se Candra estiver posicionada em Karkaṭaka, os efeitos serão nesta ordem: (1) ela será obstinada, incontrolada; (2) ela matará seu marido; (3) ela será dotada com muitas boas qualidades; (4) ela será hábil nas artes; e (5) ela será virtuosa. Se Candra ocupa um Rāśi de Bṛhaspati, o efeito fará a mulher nascida (1) dotada com muitas boas qualidades; (2) não ter muita atividade sexual; (3) possuirá muitas boas qualidades; (4) hábil nas artes; e (5) muito casta. Quando Candra estiver em um Rāśi governado por Śani, os principais efeitos serão, respectivamente: (1) uma serva; (2) apegada a outro homem; (3) tem o marido sob seu controle; (4) impura; e (5) estéril e indigente. Se Candra estiver em Siṁha, os efeitos de Candra estando posicionada nos principais Triṁśāṁśas serão, respectivamente: (1) uma esposa perversa; (2) uma pessoa de caráter desrespeitável; (3) a esposa de um rei; (4) alguém de uma disposição masculina; e (5) apegada a outro homem além do seu marido.
Śloka 8 – Os efeitos descritos acima como devidos ao Triṁśāṁśa ou graus que são ocupados por Candra ao nascimento, ou por aqueles mencionados para o Triṁśāṁśa ascendendo no momento, irão se passar conforme um ou outro Triṁśāṁśa estiver mais forte.
Śloka 9 – Os astrólogos declaram que (1) o irmão mais velho; (2) a mãe; (3) o pai; (4) o irmão mais jovem, respectivamente, de uma pessoa, morrerá (logo depois do casamento) se sua esposa tiver nascido sob as estrelas (1) Jyeṣṭhā, Śatabhiṣāj, Mūla, Kṛttikā e Puṣya. Será estéril, tornar-se-á viúva, mãe de filhos que morrem, será jogada fora por seu marido, ou estará sem riqueza.
Śloka 10 – Se os Senhores de (1) Lagna; (2) o 9º Bhāva; e (3) o 3º Rāśi ocupado por Candra estiverem associados com benéficos e estiverem posicionados em Bhāvas bons, e estiverem com raios brilhantes (não eclipsados), a mulher será tida na mais elevada estima por suas relações. Ela fará muito boas ações, será muito bela e próspera. Ela agradará seu marido, terá bons filhos e será virtuosa em sua disposição. O período de sua vida feliz com seu marido dependerá da força derivada pelo 8º Bhāva a partir de benéficos através de associação ou aspectos.
Śloka 11 – Se a menstruação de uma mulher se fixa quando Candra estiver em uma casa Anupacayabhāva (1º, 2º, 4º, 5º, 7º, 8º, 9º e 12º) e aspectada por Maṅgala, ela se torna favorável para a concepção, e não o contrário. O marido deve espalhar a semente quando Candra ocupa uma casa Upacayabhāva (3º, 6º, 10º e 11º) em relação à natividade feminina e é aspectada por Bṛhaspati. Isto é para ser feito em um Lagna irrepreensível, com muitos bons pontos a seu favor e desconectado com (Parva) e outros períodos de tempo censuráveis.
Assim termina o 11º Adhyāya “Sobre os Horóscopos das Mulheres” no trabalho Phaladīpikā, composto por Mantreśvara.
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