Adhyāya XIV – Doenças, Morte, Nascimentos Passados e Futuros
Śloka 2 – Febre alta dominada pela bile queimando o corpo inteiro, epilepsia, doença cardíaca, problemas nos olhos, perigo de inimigos, doenças de pele, luxação óssea (Asthisruti), perigo por madeira, fogo, armas e veneno, problemas com a esposa de alguém, filhos, e medo de quadrúpedes, ladrões, do soberano, do Deus Yama, do Deus Serpente e de Deus Śiva — todas estas coisas podem ser causadas por Sūrya.
Śloka 3 – Sono excessivo, preguiça, afecções fleumáticas (Kapharoga), diarreia, carbúnculos, febre tifoide, perigo de animais com chifres e animais aquáticos, indigestão (Agnimāndya), anorexia (Āruci), problemas originados por mulheres, icterícia, aberração mental, impureza do sangue, perigo de água, Bālagrahas, Deusa Durgā, Kinnaras, Deus Yama, serpentes e Yakṣīs podem ser esperados através de Candra.
Śloka 4 – As doenças e eventos adversos originados por Maṅgala são: sede excessiva, irritação mórbida da febre biliosa (Pittaja), perigo de fogo, veneno, armas, lepra, doenças dos olhos, apendicite, epilepsia, ferimentos na medula, rugosidade da pele, psoríase (Pāmā), deformidades físicas, problemas com o soberano, inimigos e ladrões, brigas com irmãos, filhos e amigos, temor por maus espíritos, Gandharvas e demônios assustadores; além disso, doenças afetando os membros superiores do corpo, como pulmões, garganta, dentes, língua, ouvido, nariz etc.
Nota: Pāmikā é sinônimo de Viśarjikā – Psoríase (Vicarcikā).
Śloka 5 – Budha traz:
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doenças mentais,
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problemas nas cordas vocais,
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doenças nos olhos, garganta e nariz,
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febre,
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enfermidades causadas pelos três doṣas (Vāta, Pitta e Kapha),
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envenenamento,
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doenças de pele,
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anemia,
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pesadelos,
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prurido,
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psoríase (Viśarjikā),
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quedas no fogo,
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secura excessiva da pele,
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encarceramento,
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exaustão,
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e aflições causadas por espíritos maléficos que habitam os reinos de Gandharvas, os subterrâneos, mansões abandonadas e estábulos de cavalos — bem como outros seres astrais de natureza perversa.
Śloka 6 – Bṛhaspati indica:
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Gulma (tumores ou desordens intestinais),
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febres que se originam de distúrbios digestivos,
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doenças ligadas ao sofrimento mental,
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desmaios,
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distúrbios fleumáticos,
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otite (problemas de ouvido),
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vertigens,
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obstáculos em locais de adoração (deva sthāna),
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angústias causadas por perda financeira,
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ferimentos resultantes de maldições de Brāhmaṇas e de Devas,
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doenças causadas por Kinnaras, Yakṣas, Nāgas e Vidyādharas,
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além de aflições originadas por ofensas cometidas contra sábios e anciãos.
Śloka 7 – Śukra produz:
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anemia,
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doenças causadas por Kapha e Vāta,
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enfermidades oftálmicas,
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distúrbios urinários,
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doenças dos órgãos genitais,
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estrangúria (dificuldade de micção),
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problemas sexuais,
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perda seminal (dhātu kṣaya),
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perda do brilho corporal devido a relações com cortesãs,
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raquitismo,
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medo de bhūtas femininos, bruxas e deidades femininas,
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e ruptura de vínculos com amigos íntimos.
Śloka 8 – Śani governa:
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doenças causadas por Vāta e Kapha,
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paralisia dos membros inferiores,
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infortúnios diversos,
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exaustão extrema,
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desordens mentais,
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dores abdominais,
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calor corporal anômalo,
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abandono ou traição por parte de servos,
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fraturas nas costelas,
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perigos iminentes para a esposa e filhos,
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mutilações ou acidentes em membros do corpo,
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perturbações psicológicas,
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ferimentos causados por pedaços de madeira ou pedras,
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e ataques provenientes de entidades piśācas, fantasmas e duendes infernais.
Śloka 9 – Rāhu causa:
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palpitações cardíacas,
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kuṣṭha (lepra),
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perturbações mentais,
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envenenamento,
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dores nos membros inferiores,
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aflições causadas por piśācas e nāgas,
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e infortúnios relacionados à esposa e filhos.
Ketu indica:
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conflitos com Brāhmaṇas e kṣatriyas,
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inimizades poderosas,
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e perdas súbitas causadas por forças invisíveis.
Mandi (também chamado Gulika) traz:
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medo de cadáveres,
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venenos,
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dores físicas sem diagnóstico claro,
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e impurezas ligadas a mortes recentes na família (śava doṣa).
Śloka 10 – Se os 12º e 2º Bhāvas forem ocupados por Candra e Sūrya, estando ambos em yuti ou sob aspecto de Śani e Maṅgala, surgirão doenças nos olhos.
Se o 3º e o 11º Bhāvas e Bṛhaspati estiverem associados com ou aspectados por Śani e Maṅgala, haverá doenças auditivas.
Maṅgala no 5º Bhāva, em yuti com o regente do 6º ou do 8º Bhāva, indicará dores abdominais intensas.
De modo semelhante, os regentes do 8º e 6º Bhāvas localizados no 7º ou 8º Bhāva com maléficos podem provocar doenças no reto (guda-roga).
Se Śukra estiver em tais condições, indicará doenças venéreas ou nos órgãos reprodutivos.
Śloka 11 – Se o 6º ou o 8º Bhāva estiver ocupado por Sūrya, haverá risco de febres recorrentes (jvara).
Se esses bhāvas forem ocupados por Maṅgala ou Ketu, surgirão úlceras (vidradhi).
Se Śukra estiver em tais bhāvas, indicará doenças genitais.
Bṛhaspati nestas posições pode causar desgaste físico profundo (kṣaya ou emaciação).
Se Śani estiver no 6º ou 8º, haverá doenças nos nervos e articulações.
Se Rāhu em tais casas for aspectado por Maṅgala, indicará tumores ou crescimentos anormais (granthi).
Se Śani estiver em yuti com Candra em qualquer desses dois bhāva-s, o nativo sofrerá de aumento do baço (plīhā roga).
Se Candra, minguante, ocupar esses bhāva-s em um Rāśi aquático (jala rāśi), em yuti com um maléfico, o nativo sofrerá de doenças relacionadas à água (como retenção de líquidos, infecções renais) ou perda vital (kṣaya).
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(1) pelas doenças associadas à Rāśi que representa o 8º Bhāva; ou
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(2) pelas doenças regidas pelo graha que governa o 8º Bhāva, ou pelo regente do 22º dreśkāṇa contado a partir do dreśkāṇa do Lagna (dvāviṃśā-dreśkāṇa).
Śloka 13 –
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Se o 8º Bhāva estiver ocupado ou aspectado por um planeta, a morte deverá ser atribuída às doenças regidas por esse planeta.
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Caso contrário, a causa da morte será associada à natureza da Rāśi do 8º Bhāva.Essas Rāśis carregam significados próprios que indicam os órgãos ou sistemas afetados.
Śloka 14 – Causas de morte conforme os grahas:
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Sūrya: morte por febre aguda (jvara), excesso de pitta, queimaduras, inflamações ou ferimento por arma cortante.
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Candra: morte por hidropisia (jalodara), tuberculose pulmonar (yakṣmā), colapso por emoções ou distúrbios líquidos.
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Maṅgala: morte súbita por armas, fogo, bruxaria, feitiçaria (abhicāra) ou ferimentos.
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Budha: morte por anemia, vertigem, desequilíbrio dos três doṣas e doenças nervosas.
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Bṛhaspati: morte tranquila, ou por acúmulo de kapha e envelhecimento.
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Śukra: morte por doenças venéreas, distúrbios do sêmen ou excessos sexuais.
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Śani: morte por distúrbios de vāta, degeneração óssea, febres crônicas ou doenças de longa duração.
Śloka 15 –
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Rāhu: morte por envenenamento (comida contaminada), lepra (kuṣṭha), mordidas de cobra, varíola ou doenças epidêmicas.
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Ketu: morte súbita ou trágica — suicídio, homicídio, ataques súbitos por inimigos, doenças misteriosas, vermes intestinais (kṛmi-roga).
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Mandi (Gulika): morte associada a rituais fúnebres, impurezas (aśuddhi) por morte na família, venenos ocultos e medos irracionais.
Śloka 16 – A causa da morte também pode ser predita:
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pelo 8º Bhāva a partir do Lagna, ou
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pelo Navāṁśa do regente do 8º Bhāva.Os efeitos negativos desses locais indicam, de modo oculto, a natureza da morte.
Śloka 17 – Se a Rāśi do 8º Bhāva for:
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Meṣa (Áries): morte por calor extremo, febre biliosa (pittaja-jvara), hepatite, ou úlceras gástricas.
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Vṛṣabha (Touro): morte por distúrbios dos três doṣas, ferimentos por armas ou fogo.
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Mithuna (Gêmeos): morte por kapha, asma, tosse seca, ou dores espasmódicas.
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Karkaṭa (Câncer): morte por distúrbios mentais (unmāda), vāta, anorexia (aruci) ou distúrbios alimentares.
Śloka 18 – Se a Rāśi do 8º Bhāva for:
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Siṁha (Leão): morte causada por ataque de animais, febre intensa, bolhas, ou por inimigos.
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Kanyā (Virgem): morte por quedas, doenças causadas por mulheres (ex: DSTs), ou por magia sexual.
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Tulā (Libra): meningite, febre tifoide, ou doenças de circulação linfática.
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Vṛścika (Escorpião): esplenomegalia, icterícia, ou pittaja-vikāra como inflamações no fígado e sangue.
Śloka 19 – Se Dhanus (Sagitário) for a Rāśi sob referência, a morte será causada por árvores, quedas em água, impacto com madeira ou ferimento por armas. Se for Makara (Capricórnio), a morte será provocada por distúrbios gástricos, falta de apetite (aruci) ou loucura (unmāda). Se for Kumbha (Aquário), a causa será tosse crônica (kāsa), febre prolongada (jvara) e kṣaya (consumação física ou tuberculose). Se for Mīna (Peixes), a morte se dará por afogamento ou doenças aquosas como hidropisia (jalodara).
Śloka 20 – Quando o 8º Bhāva estiver governado por um planeta maléfico (krūra graha), e também estiver ocupada por um planeta maléfico ou um Nakṣatra maléfico (krūra nakṣatra), a morte ocorrerá por arma, fogo, ataque de tigre ou mordida de serpente. Se dois maléficos estiverem posicionados em Kendras e se aspectarem mutuamente, o nativo encontrará a morte por castigo do soberano (rājadanda), arma, veneno ou fogo.
Śloka 21 – Se, no momento do nascimento, o 12º Bhāva ou seu regente estiver em um signo ou Navāṁśa governado por um benéfico (śubha graha), ou associado a um benéfico, então a morte será pacífica e sem sofrimento. Caso contrário, será dolorosa e angustiante.
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Se for um signo de ascensão oriental (śīrṣodhaya), indica céu;
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Se for de ascensão ocidental (pṛṣṭodhaya), indica inferno.
Śloka 23 – A saída deste mundo (niṣkramana) é significada por: (1) o planeta associado com o regente do 12º Bhāva; (2) o planeta posicionado no 12º Bhāva; (3) ou o planeta ocupando o Navāṁśa do Rāśi do 12º Bhāva. Conforme o planeta, o destino pós-morte é o seguinte:
Sūrya ou Candra: ida para Kailāsa (morada de Śiva);
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Śukra: para o Svargaloka (paraíso de Indra);
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Maṅgala: renascimento na Pṛthvī (plano terrestre);
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Budha: ida ao Vaikuṇṭha (morada de Viṣṇu);
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Śani: ida ao mundo de Yama;
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Bṛhaspati: ida ao Brahmaloka (morada de Brahmā);
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Rāhu: transmigração para ilhas distantes (antardvīpa);
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Ketu: queda nos mundos infernais (narakaloka).
Śloka 24 –O Senhor do 9º Bhāva revela detalhes sobre o nascimento passado (pūrva-janma) do nativo; O Senhor do 5º Bhāva revela seu próximo nascimento (janma-anantara). A casta (varṇa), nação ou país (deśa), e a direção (diśā) do nascimento anterior e futuro devem ser inferidos com base na natureza, localização e dignidade desses dois planetas regentes.
Śloka 25 – Se os planetas referidos acima estiverem em sua exaltação, o mundo indicado deve ser declarado para ser um ocupado pelos Devas. Se eles ocuparem sua debilitação ou Bhāvas inimigos, isto indica terras estrangeiras. Se os planetas estiverem em seus próprios Bhāvas, em uma casa amiga ou neutra, então a morada em questão deve ser predita como sendo Bhāratavarṣa (Índia).
Śloka 26 – O país pertencente a Bṛhaspati é Aryāvarta (nome da extensão que se estende a partir do Oceano Leste até o Oceano Oeste, limitada ao norte e ao sul pelo Himālaya e pelo Vindhya, respectivamente). Śukra e Candra indicam os trechos irrigados por rios sagrados. Budha representa todos os locais sagrados. Śani significa trechos proibidos, como aqueles ocupados por estrangeiros, enquanto Sūrya indica regiões de montanha e florestas, e Maṅgala, o país de Behar.
Śloka 27 – Se os planetas (referidos no Śloka 24, Senhores do 9º e do 5º) ocupam uma Rāśi fixa ou um Āṃśa idêntico a um Pṛṣṭodhaya e uma Rāśi Adhomukha (vide I-8), junto com maléficos, o nascimento passado e futuro do nativo deve ser declarado como pertencente a árvores, plantas e semelhantes. Caso contrário, ou seja, se os Senhores do 9º e do 5º Bhāvas ocupam um Śīrṣodhaya e uma Rāśi Ūrdhvamukha idêntica com uma Rāśi Chara ou móvel, ou Āṃśa com benéficos, o nascimento deve ser de uma espécie de animal.
Śloka 28 – Se o Senhor do 9º ou do 5º Bhāva ocupar sua exaltação, ou seu Svakṣetra, ou o Bhāva de um amigo do Senhor do Lagna, então deve-se declarar que o nascimento anterior e futuro do nativo (conforme o caso) será aquele de um ser humano. Se a Rāśi ocupada por aquele planeta for neutra (Sama) em relação ao Senhor do Lagna, o nascimento será de uma besta. Será de um pássaro se a Rāśi for inimiga ou sua Rāśi de debilitação. Tudo isso pode ser declarado com referência à aparência dos decanatos ocupados pelos planetas que regem o 9º ou o 5º Bhāva.
Śloka 29 – Se os ditos dois planetas estiverem juntos em uma casa, o nativo terá seu nascimento em seu próprio local. Se eles tiverem força igual, os nascimentos (passado e futuro) serão na mesma varṇa (casta). A cor e a qualidade também serão semelhantes àquelas pertencentes aos Senhores do 9º e do 5º Bhāvas. Predições relativas ao restante devem ser semelhantemente feitas por referência ao que foi citado no Saṃjñādhyāya.
Assim termina o Adhyāya XIV sobre “Doenças, Morte, Nascimentos Passados e Futuros” na obra Phaladīpikā, composta por Mantreśvara.
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