CAPÍTULO 27 – YOGAS ASCÉTICOS

ADHYĀYA XXVII – YOGAS ASCÉTICOS


Śloka 1 – Quando o senhor do 10º bhāva ocupa conjuntamente um kendra ou um trikoṇa com quatro outros planetas, a pessoa alcançará a emancipação. Se o final de uma rāśi estiver ascendendo e, ao mesmo tempo, for governada por um benéfico, e Bṛhaspati ocupar um kendra ou um trikoṇa, então também a pessoa nascida alcançará a emancipação.

[A primeira linha também pode ser interpretada como: quando quatro planetas estiverem posicionados em kendras ou koṇas, ou quando o senhor do 10º bhāva estiver em yuti (conjunção) com quatro planetas]

Śloka 2 – Se, ao nascimento, quatro ou mais planetas ocupam um único bhāva, a pessoa nascida deve tornar-se um asceta da classe significada pelo mais forte deles; enquanto outros são da opinião de que, se o senhor do 10º bhāva for um dos quatro ou cinco planetas conjuntos em uma casa, a pessoa pertencerá à classe de ascetas indicada pelo senhor do 10º bhāva.

Śloka 3 – Candra posicionada em um decanato governado por Śani e aspectada por Maṅgala e Śani fará a pessoa nascida um asceta. Se Candra ocupa um navāṃśa governado por Maṅgala e estiver aspectada por Śani, a pessoa entrará na classe de ascetismo significada pelo planeta Maṅgala.

Śloka 4 – Se, ao nascimento, o senhor da rāśi ocupada por Candra, sem qualquer aspecto de outros planetas sobre si, for aspectado por Śani, a pessoa certamente tornar-se-á um asceta da classe significada por vairāgya (वैराग्य, desapego).

[Os comentários feitos acima aplicam-se aqui também.]

Śloka 5 – Sūrya fará o nativo tornar-se chefe ou senhor entre os santos contemplativos, ou alguém que tomou iniciação no ascetismo; Candra fará dele um viajante que visita locais de peregrinação; Maṅgala fará dele um asceta da classe dos budistas e um especialista em encantamentos e feitiços. Budha fará do homem alguém hábil para tornar-se um mendicante que não conhece as diversas escolas de filosofia; Bṛhaspati fará dele um versado no Vedānta e na filosofia, ou um asceta eminente; Śukra fará dele um hipócrita religioso (isto é, alguém que assume a vestimenta etc. de um asceta apenas para obter meios de subsistência), um sem casta ou um dançarino público; e Śani fará dele alguém hábil para tornar-se um sem casta ou um herege.

Śloka 6 – Candra torna-se excessivamente poderosa na metade clara do mês (śukla pakṣa). Se o senhor do lagna aspectar Candra quando ela estiver desprovida de força (ou seja, minguante, kṛṣṇa pakṣa), a pessoa tornar-se-á um asceta miserável, engajado em práticas de penitências rigorosas, perturbado e aflito, sem riqueza nem companheiro(a), obtendo sua comida e bebida com grande dificuldade.

Śloka 7 – No yoga ascético aludido no śloka anterior, se houver um rājayoga, ele arrancará pela raiz todos os maus efeitos e então fará do nativo o senhor da terra, iniciado no ascetismo e virtuoso, diante de cujos feitos outros reis farão saudações com suas cabeças curvadas.

Śloka 8 – Se quatro planetas, junto com o senhor do 10º bhāva, ocuparem um kendra ou trikoṇa, ou se três planetas dotados de força estiverem posicionados em um bom bhāva, a pessoa será admitida em uma ordem sagrada e tornar-se-á um asceta bem-sucedido. Se os planetas que formam o grupo contiverem mais benéficos e ocuparem bons bhāvas, a ordem sagrada será aquela respeitada por todos e honrada pelos maiores. Caso contrário, a ordem ascética será aquela que não comanda reverência (isto é, não será a principal entre as outras ordens).



Assim termina o Adhyāya XXVII sobre “Yogas Ascéticos” na obra Phaladīpikā, composta por Mantreśvara.





Nenhum comentário:

Postar um comentário