ADHYĀYA VI – YOGAS
Śloka 1 – Rucaka, Bhadra, Haṁsa, Mālavya e Śāśaka são os cinco yoga-s que são formados pelos planetas – Maṇgala, Budha, Bṛhapati, Śukra e Śani, respectivamente, quando cada um deles ocupa um Kendra idêntico com seu Svakṣetra [66] ou Svacchagraha (exaltação).
Śloka 2 – A pessoa nascida em Rucaka Yoga terá um rosto longo, adquirirá riqueza por fazer muitas atividades ousadas, será bravo, vencerá seus inimigos, será poderoso e arrogante. Ele se tornará renomado por seus méritos, será líder de um exército e será vitorioso em todos os seus esforços. O homem nascido em Bhadra Yoga será dotado de vida longa e perspicaz intelecto, liderará os homens, será muito rico e inteligente em assembleias.
Śloka 3 – A pessoa nascida no Haṁsa Yoga será um rei elogiado pelos bons. Ele terá em suas pernas e mãos marcas de Śankha, Padma, Matsya e Aṅkuśa, Rekhās. Ele possuirá um corpo bonito, comerá alimento suntuoso e será de uma disposição correta. O homem nascido em Mālavya Yoga terá membros fortes, será resoluto, rico, dotado com esposa, filhos e boa fortuna, será próspero, comerá boas refeições, desfrutará de prazeres, comandará bons veículos, e se tornará famoso e instruído. Ele possuirá sentidos imperturbáveis.
Śloka 4 – A pessoa nascida no Śāśaka Yoga será elogiado por todos, terá bons servos, será forte, será o chefe de uma vila ou um rei, será perverso em disposição, terá intrigas com mulheres que não a sua própria, usurpará a riqueza dos outros e será feliz. Assim como estes cinco yoga-s surgem quando contados do Lagna, semelhantemente eles são possíveis quando contados até mesmo do local onde Candra está depositado. Eles outorgam sobre o nativo um império e perfeição. A pessoa que acontece de ter um, dois, três, quatro ou todos os cinco yoga-s será, respectivamente: (1) homem afortunado; (2) igual a um rei; (3) um rei; (4) um imperador; e (5) superior ao número 4.
Śloka 5 – Quando outros planetas que não Sūrya ocupam o 2º, 12º ou ambos os Bhāvas contados a partir de Candra, três yoga-s resultantes são, respectivamente, modelados em Sunaphā, Anaphā e Duradharā. Na ausência dos três yogas definidos acima, existe o Kemadruma Yoga. Há quem declare que não existe o Kemadruma (ausência desses três yoga-s), onde um Kendra ou Candra está associado com um planeta, ou onde planetas ocupam um Kendra contado a partir de Candra.
Śloka 10 – A pessoa nascida no Aśubhāveśī Yoga será caluniada injustamente pelos outros; perderá seu esplendor (beleza), será associado com perversos e inferiores. Quem nasce em um Aśubhāvāsī Yoga será enganador, abusará dos outros e terá amizade dos ímpios. Ele será de conduta injusta, mas citará os Śāstras e as Escrituras. O homem com um Aśubhobhayacārī Yoga será mentalmente afetado pela desonra pública. Ele será desprovido de instrução, riqueza e sorte.
Śloka 11 – A pessoa que tem seu nascimento em um Śubhakartarī Yoga terá longa vida, será destemida, livre de doenças, sem inimigos, feliz e rica. Quem nasce em um Pāpakartarī Yoga será pobre, impuro, infeliz, desprovido de esposa e de filhos, com algum membro ausente e de vida curta.
Śloka 12 – A pessoa nascida em Amala Yoga será virtuosa, piedosa, gentilmente disposta, afortunada, amigável, altamente reverenciada por seu soberano, gentil, afável em seu discurso e rica.
Śloka 13 – No caso de Suśubha, Śubhakartarī, Śubhāveśī e outros yogas, os efeitos dados por Sunapha e outros yogas causados por benéficos devem ser adotados. No caso de Aśubha, Pāpakartarī, Pāpāveśī e outros yoga-s causados por maléficos, os efeitos serão exatamente o contrário.
Śloka 14 – Se em um nascimento diurno, no caso de uma natividade masculina, Sūrya, Candra e o Lagna estiverem em Rāśis ímpares, o Mahābhāgya Yoga é formado. O mesmo yoga no caso de natividades femininas ocorrerá quando o nascimento for à noite e Sūrya, Candra e Lagna estiverem posicionados em Rāśis pares. Candra em um Kendra em relação a Bṛhaspati forma o Kesarī Yoga. Candra no 12º, 8º ou 6º Bhāva a partir de Bṛhaspati forma o Śakata Yoga. Mas Candra estando em um Kendra do Lagna não forma um Śakata Yoga. Os Adhama, Sama e Variṣṭha Yoga-s são formados quando Candra ocupa, respectivamente, um Kendra, um Paṇaphara e um Apoklima contados a partir de Sūrya.
Śloka 15 – A pessoa que tem seu nascimento em um Mahābhāgya Yoga causará imenso prazer a todas as pessoas, por sua mera aparência, será muito liberal em seus presentes e famosa. Ela será um governante da terra, viverá 80 anos e terá um caráter imaculado. Se uma mulher nasce sob este yoga, ela será dotada de riqueza, seu marido terá vida longa, terá filhos e netos. Ela será excessivamente afortunada e bem-comportada.
Śloka 16 – A pessoa nascida em Kesarī Yoga destruirá, como um leão, todos os seus inimigos. Ele falará com nobreza em uma assembleia. Será passional e emocional em seu comportamento. Terá longa vida, será altamente renomado e extremamente inteligente. Será um conquistador de todas as coisas por seu próprio valor.
Śloka 17 – A pessoa nascida no Śakata Yoga será frequentemente desafortunada, mas pode recuperar o que perdeu. Ele será um homem muito comum no mundo, sujeito a sofrimentos mentais e extremamente infeliz.
Śloka 18 – Conforme o yoga no nascimento for Kaṣṭa ou Adhama, Madhyama ou Sama, ou Vara, Variṣṭha, a riqueza, veículos, fama, felicidade, conhecimento, precisão intelectual, modéstia, habilidade, instrução, liberalidade e prazer da pessoa nascida será inferior, mediana ou elevada, respectivamente.
Śloka 19 – Se todos os benéficos ocupam Upacaya Bhāvas contados a partir do Lagna ou de Candra, o yoga resultante é denominado Vasumat. Quando benéficos ocupam o 10º Bhāva a partir do Lagna ou de Candra, o yoga é chamado Amala. Se o senhor da Rāśi ocupada por Candra está em Yuti com o senhor do Lagna e está posicionado em um Kendra ou no Bhāva de um amigo, e ao mesmo tempo um planeta benéfico possuindo força aspecta o Lagna, o yoga resultante é chamado Puṣkhala.
Śloka 20 – A pessoa nascida no Vasumat Yoga manterá sempre sua própria natureza e comandará abundância de dinheiro. Quem tem seu nascimento no Amala Yoga governará sobre a terra, será rico, terá filhos, será famoso, próspero e prudente. Quem nasce no Puṣkhala Yoga será rico, honrado pelos reis e se tornará famoso. Ele será decorado com belos ornamentos e roupas, de fala doce, supremamente bom e um senhor.
Śloka 21 – Se todos os planetas benéficos em sua ordem regular ocupam os 5º, 6º e 7º Bhāvas, o yoga é chamado Śubhamālā. Mas se eles estiverem posicionados nos 8º, 6º e 12º Bhāvas, o yoga é chamado Aśubhamālā. Se o senhor do 9º e Śukra estiverem posicionados em seu próprio Bhāva ou Bhāva de exaltação, idêntico com um Trikoṇa ou um Kendra, o yoga resultante é denominado Lakṣmī. Se Candra nessa posição estiver aspectado por Bṛhaspati, o yoga se chama Gaurī.
Śloka 22 – A pessoa nascida em Sumālā Yoga será um governador, elogiado pelos reis e devotado ao prazer. Ele será liberal em presentes, útil aos outros, com trabalho bem-feito, amará suas relações. Será abençoado com boa esposa e filhos e será corajoso.
Śloka 23 – Quem nasce em um Aśubhamālā Yoga recorrerá aos maus caminhos, será infeliz, prejudicará ou matará os outros, será ingrato, tímido, não terá reverência pelos Brāhmaṇas, será amaldiçoado pelo público e encontrará brigas.
Śloka 24 – A pessoa nascida em Lakṣmī Yoga será sempre divertida com uma donzela, de disposição muito amigável, livre de doenças, rica e brilhante. Ela protegerá seu povo, será recipiente das bênçãos da Deusa da Riqueza, viajará em belos palanquins ou em cavalos pretos ou elefantes, será a melhor dos reis, agradável aos subordinados e liberal em presentes.
Śloka 25 – A pessoa nascida em Gaurī Yoga terá um belo corpo, virá de uma família ilustre e será amiga do soberano. Seus filhos terão bom caráter. Seu rosto será semelhante a um lótus e seu sucesso será louvado por todos.
Śloka 26 – Se Śukra, Bṛhaspati e Budha ocupam um Kendra, um Trikoṇa ou o 2º Bhāva, e se Bṛhaspati também estiver em sua exaltação, seu próprio Bhāva ou em Bhāva amigo e possuído de força, o yoga resultante será denominado Sarasvatī.
Śloka 27 – A pessoa que nasce sob o Sarasvatī Yoga é altamente inteligente, hábil em dramaturgia, em prosa, verso e poesia. Ele é hábil em poesia, em composição de narrativas e na exposição dos textos sagrados. Sua fama será levada sobre todos os três mundos. Ele será extremamente rico e dotado de esposa e filhos. Ele será afortunado e respeitado pelos melhores dos reis.
Śloka 28 – Se o senhor do Lagna, Sūrya e Candra estiverem em um Kendra ou ocupando um Trikoṇa, ou sua exaltação, ou Bhāva amigo ou seu próprio Bhāva, o yoga resultante será chamado Śrīkaṇṭha. Se Śukra, o senhor do 9º e Budha estiverem semelhantemente colocados, o yoga é chamado Śrīnātha. Se Bṛhaspati, o senhor do 5º e Śani ocupam semelhantes posições, o yoga formado é chamado Viriñci.
Śloka 29 – A pessoa nascida no Śrīkaṇṭha Yoga se enfeitará com rosários de Rudrākṣa, com seu corpo untado com cinzas sagradas. Ele será magnânimo e estará sempre meditando no coração diante de Deus Śiva. Ele será rigoroso na observância dos ritos prescritos e consagrado ao culto de Śiva. Ele ajudará os virtuosos. Será livre de malícia para com as crenças dos outros. Tornar-se-á poderoso e seu coração será encantado pelo culto ao Senhor Śiva.
Śloka 30 – A pessoa nascida no Śrīnatha Yoga será rica, resplandecente, inteligente, de fala agradável e com senso de humor. Ele terá marcas do Deus Nārāyaṇa (como Śaṅkha, Cakra etc.) em seu corpo. Estará sempre recitando, em companhia dos virtuosos, versos encantadores com o nome do Senhor Nārāyaṇa. Sentirá prazer em mostrar reverência por aqueles que adoram esse Deus. Terá boa esposa e filhos. Será amado por todos e extremamente amigável.
Śloka 31 – A pessoa nascida no Viriñci Yoga estará plenamente absorvida no conhecimento de Brahmā. Será altamente inteligente e atribuirá supremacia aos Veda-s sobre os demais textos sagrados. Dotado de boas qualidades, será sempre feliz em seu coração. Jamais se desviará da conduta prescrita nos Veda-s. Seu discurso será gentil, e possuirá riqueza, esposa e filhos. Brilhará com esplendor espiritual. Viverá longa vida e terá seus sentidos sob controle. Será reverenciado pelos reis.
Śloka 32 – Quando dois planetas, cada um governando um Bhāva, mutuamente trocam de lugar (ou seja, um ocupa o Bhāva do outro), a ação é denominada Parivartana. Existem 66 tipos principais de Parivartana Yoga, começando com o Lagna e terminando com o 12º Bhāva.
Śloka 33 – O homem nascido em um Dainya Yoga será um enganador, ferirá os outros e cometerá atos pecaminosos. Sempre atormentado por inimigos, terá fala cortante e mente instável. Enfrentará interrupções em todos os seus empreendimentos. O homem nascido em Khala Yoga alternará entre maus e bons caminhos, algumas vezes prosperando e em outras enfrentando pobreza, perturbações e miséria.
Śloka 34 – A pessoa nascida em um Mahā Yoga será abençoada pela Deusa Śrī, será um senhor e muito rico. Usará roupas variadas e ornamentos de ouro. Receberá presentes dos soberanos e autoridade também lhe será conferida. Comandará veículos, riqueza e filhos.
Śloka 35 – Encontre onde o senhor da Rāśi ocupada pelo senhor do Lagna está depositado. Se este senhor estiver exaltado ou em seu próprio Bhāva, idêntico com um Koṇa ou Kendra, o yoga é chamado Kāhala. Se o senhor da Rāśi ocupada pelo senhor do Lagna estiver semelhantemente situado, o yoga é chamado Parvata.
Śloka 36 – Quem nasce no Kāhala Yoga será próspero, nobre, benevolente, gentil e auspicioso. Será respeitado por outros homens. A pessoa nascida no Parvata Yoga terá riqueza e felicidade duradouras. Seus atos trarão benefícios eternos. Tornar-se-á o senhor da Terra.
Śloka 37 – Se os senhores do 9º e 10º Bhāvas estão em Yuti num Bhāva auspicioso, constitui-se um Rāja Yoga. Se os senhores de um Kendra e de um Koṇa estiverem igualmente colocados em Yuti num Bhāva auspicioso, o resultado será chamado Śaṅkha Yoga.
Śloka 38 – A pessoa nascida em Rāja Yoga será um rei, acompanhado por elefantes, cavalos, palanquins e outros símbolos de realeza, como tambores, conchas e guarda-sol. Será louvado por poetas e presenteado por homens eminentes. A pessoa nascida no Śaṅkha Yoga desfrutará de todos os confortos na companhia de belas donzelas.
Śloka 39 – Vallakī, Vīṇā, Ḍamaru, Pāśa, Kedāra, Śūla, Yuga e Gola são os sete Saṅkhyā Yoga-s, produzidos quando os sete planetas ocupam diferentes Rāśis em conformidade com os números 7 a 1.
Śloka 40 – A pessoa nascida em Vīṇā Yoga será afeiçoada pela música e dança, e será rica. O homem nascido no Ḍamaru Yoga será liberal, um rei e benfeitor. Aquele nascido em Pāśa Yoga será opulento, prazeroso e de boa conduta. O homem com Kedāra Yoga será rico e possuidor de terras agrícolas.
Śloka 41 – Quem nasce no Śūla Yoga será cruel, irado e indigente. O homem nascido no Yuga Yoga será herege e pobre. Quem nasce no Gola Yoga será destituído, pecador, ligado a pessoas de baixa moral, mau artesão, preguiçoso e de vida curta.
Śloka 42 – Quando planetas benéficos ocupam o 7º, 6º e 8º Bhāvas contados de Candra ou do Lagna, isso resulta no chamado Adhiyoga, em que ocorre o nascimento de um comandante (superintendente), um ministro ou governador (de um distrito ou província), respectivamente. Quem nasce no Adhiyoga torna-se famoso, próspero, rico, de longa vida e alma elevada.
Śloka 43 – A pessoa nascida no Adhiyoga torna-se o senhor dos homens, rico ao longo da vida, alimenta muitos parentes, derrota seus inimigos, tem vida longa e é amplamente renomado.
Śloka 44 – Bhāvas ocupados ou aspectados por benéficos, cujos senhores ocupam bons Bhāvas ou estão brilhantes em exaltação ou em Svakṣetra, constituem certos yogas; existem doze destes para os doze Bhāva-s a partir do Lagna. Seus nomes são: (1) Cāmara, (2) Dhenu, (3) Saurya, (4) Jaladhi, (5) Chatra, (6) Astra, (7) Kāma, (8) Asura, (9) Bhāgya, (10) Khyāti, (11) Suparijāta, (12) Musala.
Śloka 45 – A pessoa nascida no Cāmara Yoga crescerá todos os dias em importância, como a Lua crescente, e será virtuosa. Tornar-se-á famosa, líder de homens, de longa vida e fonte de prosperidade.
Śloka 46 – A pessoa nascida no Dhenu Yoga desfrutará de bom alimento e bebida, será rica, bem educada, com grande família. Terá abundância de ouro, pedras preciosas, grãos, e brilhará como o deus Kubera.
Śloka 47 – Louvado pelos irmãos mais jovens que alcançaram a glória e dotado de coragem admirável, a pessoa nascida no Saurya Yoga brilhará como Śrī Rāma, absorvida em assuntos do Estado, amada por todos e muito famosa.
Śloka 48 – A pessoa nascida no Jaladhi ou Ambudhi Yoga será rica em gado, grãos, habitará uma bela mansão cheia de relações, terá uma excelente esposa, pedras preciosas, roupas e ornamentos. Terá posição elevada e respeitável, felicidade duradoura, viajará em elefantes, cavalos e veículos, será honrada por reis, engajada em obras devocionais e filantrópicas.
Śloka 49 – Quem nasce no Chatra Yoga terá família feliz e filhos, será fonte de riqueza, renomado, de fala refinada, instruído, ministro de um rei, perspicaz e respeitado pelos outros.
Śloka 50 – A pessoa nascida no Astra Yoga subjugará inimigos poderosos. Será rude, arrogante, com membros feridos, corpo forte e natureza belicosa.
Śloka 51 – Quem nasce no Kāma Yoga evitará a esposa dos outros, terá excelente cônjuge, filhos e relações, superará o pai em boas qualidades, será próspero.
Śloka 52 – O homem nascido no Asura Yoga sabota os outros, é mexeriqueiro, pobre, lascivo, executa atos vis, é atormentado por suas más ações.
Śloka 53 – A pessoa nascida no Bhāgya Yoga anda em palanquins ao som de instrumentos, possui riqueza permanente, é saudada por homens ilustres, justa, devotada a Pitṛs, Devas e Brāhmaṇas, seguindo a conduta correta e é de coração puro.
Śloka 54 – Quem nasce no Khyāti Yoga protege o que é virtuoso, segue conduta aprovada, é abençoado com filhos, amigos, riqueza, prosperidade e fama duradoura.
Śloka 55 – O nascido no Suparijāta Yoga estará sempre envolvido em festividades, será rei, senhor de grandes riquezas, terá ampla família e será mestre em atividades auspiciosas.
Śloka 56 – Quem nasce no Musala Yoga governará riquezas obtidas com dificuldade, sofrerá humilhações, sua riqueza será instável, mas ele gastará apenas com propósito justo. Após a morte, certamente alcançará o paraíso. Será de mente instável e limitado intelectualmente.
Śloka 57 – Se os senhores dos principais Bhāvas a partir do Lagna estiverem nos 6º, 8º ou 12º, ou se tais Bhāvas estiverem ocupados ou aspectados por maléficos, surgem doze yoga-s, um para cada Bhāva, chamados: (1) Avayoga, (2) Niḥsva Yoga, (3) Mṛtyu Yoga, (4) Kuhu Yoga, (5) Pāmara Yoga, (6) Harṣa Yoga, (7) Duṣkṛti Yoga, (8) Sārala Yoga, (9) Nirbhāgya Yoga, (10) Dur Yoga, (11) Daridra Yoga, (12) Vimala Yoga.
Śloka 58 – Quem nasce em Avayoga será insignificante, pobre, de vida curta, humilhado, com más companhias, deformidades e comportamento vacilante.
Śloka 59 – Quem nasce em Niḥsva Yoga será de fala agradável, com esposa estéril, amigos perversos, dentes e olhos defeituosos, sem filhos, sem instrução, sem poder e roubado por inimigos.
Śloka 60 – Quem nasce em Mṛtyu Yoga será vencido por inimigos, sem irmãos, desprovido de vergonha, força e riqueza, exaurido por atos impróprios e temperamento inquieto.
Śloka 61 – Quem nasce em Kuhu Yoga será abandonado pela mãe, sem veículos, amigos, felicidade, ornamentos, relações e perderá o que possui. Terá companheira vulgar.
Śloka 62 – O nascido em Pāmara Yoga terá vida miserável, será mentiroso, enganador, sem filhos ou com perda deles, se associará a pessoas vis, será ateu e glutão.
Śloka 63 – Quem nasce em Harṣa Yoga terá felicidade, prazer, boa fortuna, corpo robusto, derrotará inimigos, será amigo dos nobres, terá riqueza, fama e filhos.
Śloka 64 – Quem nasce em Duṣkṛti Yoga perderá a esposa, desejará a mulher alheia, vagará furtivamente, sofrerá de doenças venéreas e será desprezado pelos parentes.
Śloka 65 – Quem nasce em Sārala Yoga terá longa vida, será firme, destemido, próspero, instruído, com filhos e riquezas, vitorioso, puro e celebrado.
Śloka 66 – Quem nasce em Nirbhāgya Yoga perderá herança, será desprezado pelos nobres, irreligioso, usará roupas velhas, será indigente e miserável.
Śloka 67 – Quem nasce em Dur Yoga falhará em seus próprios esforços, será irrelevante publicamente, traidor, egoísta, dedicado apenas à própria subsistência e viverá longe de seu lar.
Śloka 68 – Quem nasce em Daridra Yoga terá dívidas, será cruel, pobre, com doenças auditivas, sem fraternidade, criminoso, falará indecência e será submisso.
Śloka 69 – Quem nasce em Vimala Yoga será econômico, rico, bondoso, feliz, independente, com profissão nobre e será famoso por boas qualidades.
Śloka 70 – Se os senhores dos 8º, 6º e 12º Bhāvas ocupam com força um Kendra ou Trikoṇa, e os senhores do 1º, 10º, 4º e 9º estão fracos ou eclipsados e posicionados no 6º, 8º e 12º Bhāvas, o resultado é Dur Yoga. Se a situação for inversa, o nativo será afortunado, rico, feliz e virtuoso.
[66] Svakṣetra é visto da seguinte forma: veja o Mūlatrikoṇa de um planeta; o restante dos graus que sobram é o Svakṣetra do planeta.
GRAHA | GOVERNANTE DO RĀŚI | EXALTAÇÃO | DEBILIDADE | MŪLATRIKOṆA | SVAKṢETRA |
(maior exaltação) | (menor debilidade) | ||||
Sūrya | Leão | Áries (10°) | Libra (10°) | Leão (20°) | Últimos 10º |
Candra | Cân | Touro (3°) | Escorpião (3°) | Touro (27°) | Restante |
Maṅgala | Ári e Esc | Capricórnio (28°) | Câncer (28°) | Áries (12°) | Últimos 18º |
Budha | Gêm e Vir | Virgem (15°) | Peixes (15°) | Virgem (16° a 20°) | Últimos 10º |
Bṛhaspati | Sag e Pei | Câncer (5°) | Capricórnio (5°) | Sagitário (10°) | Restante |
Śukra | Tou e Lib | Peixes (27°) | Virgem (27°) | Libra (5°) | Restante |
Śani | Cap e Aqu | Libra (20°) | Áries (20°) | Aquário (20°) | Restante |
Rāhu | Aqu | Gêmeos | Sagitário | Virgem | Kanyā |
Ketu | Esc | Sagitário | Gêmeos | Peixes | Mīna |
Assim termina o 6º Adhyāya sobre “Yogas” no trabalho Phaladīpikā, composto por Mantreśvara.
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