ADHYĀYA IV – DETERMINAÇÃO DOS ṢAḌBALAS DOS PLANETAS
Śloka 6 – Se o primeiro Bhāva é um Rāśi bípede (1ª metade de Dhanus, de Kanyā, de Mithuna, de Kumbha e de Tulā), um Rūpa tem de ser adicionado a ele; se ele é Vṛścika (Escorpião), o Bala é ¼ de Rūpa; se ele é qualquer outro Rāśi, a força adicionada a ele é ½ de Rūpa. A força do Lagna é igual àquela de seu Senhor e é muito poderosa quando o Senhor ocupa uma casa Upacaya (3, 6, 10 ou 11). O mesmo também é no caso quando ele é ocupado ou aspectado por seu Senhor, por Bṛhaspati ou por Budha, quando ele está associado com Śukra e está, ao mesmo tempo, sem Yuti ou aspecto de qualquer outro planeta. Os Rāśis diurnas (Siṁha, Kanyā, Tulā, Vṛścika, Kumbha, Mīna) [63] possuem força nos nascimentos diurnos, enquanto que os Rāśis noturnos (Meṣa, Vṛṣabha, Mithuna, Karkaṭa, Dhanus e Makara) têm força nos nascimentos noturnos.
Śloka 7 – Um planeta obtém Rūpa pleno como força posicional quando ele está em seu Rāśi de exaltação. A força é de ¾ quando ele está posicionado em seu Rāśi Mūlatrikoṇa. Ela é de ½ quando o planeta ocupa seu próprio Rāśi. Quando o planeta está em um Rāśi amigo, seu Bala é somente de ¼. Em uma casa inimiga, ele obtém somente um pouco. A força é nula quando ele está em seu Rāśi de debilidade ou eclipsado pelos raios de Sūrya.
Śloka 8 – A força dos planetas ocupando Kendra-s (1º, 4º, 7º, 10º) foi distinguida pelos astrólogos da seguinte maneira: Se está no 4º Bhāva o planeta recebe ¼ (de Rūpa); no 10º Bhāva ele recebe 1/2; no 7º ele recebe 2/4 e recebe plena força no 1º ou Lagna, assim aumentando por ¼ em cada estágio.
Śloka 9 – O aspecto a partir do 7º Bhāva é o único que deve ser declarado como o mais efetivo em todos os casos; não todo o resto. Mas existem outros que opinam que o aspecto especial (de Śani, Bṛhaspati e Maṅgala) não é de forma menos eficaz em produzir efeito pleno em todos os Yogas e semelhantes.
Śloka 10 – A inimizade ou amizade natural entre dois planetas é mais plenamente efetiva do que, e preferível, às suas correspondentes temporais, conforme o último esteja somente em uma quantidade variável e não em uma quantidade permanente.
Śloka 11 – Para afastar completamente o mal e promover a prosperidade, Bṛhaspati é o mais poderoso de todos os planetas. Budha e Śukra têm ¼ e ½, respectivamente, daquele poder. A força de Candra serve como uma base como se fosse para a força de todos os planetas.
Śloka 12 – Encontre aquela porção do asterismo[64] ocupado por Candra decorrido no nascimento. Reduza o mesmo aos Vighaṭikās. Divida este resultado por (1) 60, (2) 300 e (3) 100. Os três resultados quocientes são denominados (1) Candrakriyā, (2) Candrāvasthā e (3) Candravelā, respectivamente. Seus efeitos são descritos abaixo:
Śloka 13 – (1) Aquele que caiu de sua posição; (2) Alguém que pratica austeridades; (3) alguém que vai com a esposa dos outros; (4) um apostador; (5) que está montado em um elefante poderoso; (6) alguém sentado sobre o trono; (7) um governador de homens; (8) alguém que destrói os inimigos; (9) um comandante das forças armadas; (10) uma pessoa virtuosa; (11) alguém que está morto ou muito exausto; (12) alguém que está decapitado; (13) alguém cujas mãos e pernas estão feridas; (14) um prisioneiro; (15) alguém que está perdido ou estragado/deteriorado; (16) um rei; (17) alguém que estuda os Veda-s; (18) alguém que dorme; (19) alguém de um bom caráter; (20) alguém que pratica virtude.
Śloka 14 – (21) alguém que nasceu em uma boa família; (22) alguém que veio por um tesouro; (23) pertencente a uma família renomada; (24) inteligente em exposição; (25) um destruidor de inimigos; (26) quem está doente; (27) alguém que é vencido pelo inimigo; (28) que deixou sua terra natal; (29) um servo; (30) quem perdeu sua riqueza; (31) que é sempre visto em assembleias da realeza; (32) um bom conselheiro; (33) que é encarregado das terras dos outros; (34) que vive com sua esposa; (35) que tem medo de elefantes; (36) que é tímido em conflitos; (37) que é geralmente muito tímido; (38) que vive escondido ou incógnito; (39) que alimenta os outros; (40) que cai no fogo;
Śloka 15 – (41) que sofre de fome; (42) que come arroz cozido; (43) que é errante; (44) que come carne; (45) que foi ferido por uma arma; (46) que é bhāva do; (47) com uma bola em sua mão; (48) quem joga dados; (49) um rei; (50) que está perturbado; (51) que está em sua cama; (52) que é servido por seus inimigos; (53) que está envolto por seus amigos; (54) um santo ou devoto; (55) que está com sua esposa; (56) que come comida suntuosa; (57) que bebe leite; (58) que faz atos bons e virtuosos; (59) que é de confiança; (60) quem continua a ser feliz.
Śloka 16 – Os seguintes foram declarados pelo sábio como os efeitos dos 12 Avasthā-s[65] de Candra: (1) Ausência de uma sede; (2) tornando-se o favorito de um rei estimado; (3) perigo de perder a vida por conta de serviço para outros; (4) possuindo qualificações de ser um governador do mundo; (5) deliciando-se por ter qualificações e méritos condizentes com a família; (6) doente; (7) mantendo um Darbar real; (8) medo; (9) tormento pelas dores da fome; (10) casamento com uma jovem sundarī; (11) desejo de ter uma cama bonita; e (12) comendo alimento suntuoso.
Śloka 17 – Os efeitos das 36 Velā-s de Candra que foram descritos pelo sábio: (1) dor de cabeça; (2) prazeres; (3) realização de sacrifício; (4) vivendo em felicidade; (5) olho doente; (6) sendo feliz; (7) divertimento com jovens donzelas; (8) febre violenta; (9) adornando com ornamentos dourados; (10) derramando lágrimas; (11) tomando veneno; (12) relação sexual; (13) dor de estômago.
Śloka 18 – (14) divertindo-se na água, alegria e pintura; (15) raiva; (16) dançando; (17) comendo alimento junto com ghṛta; (18) dormindo; (19) presente (de presentes); (20) dor de dente; (21) briga; (22) começando (uma viagem); (23) intoxicação ou insanidade; (24) nadando em água; (25) inimigo.
Śloka 19 – (26) o ato de banhar-se de acordo com a própria inclinação; (27) fome; (28) medo; (29) aquisição de um conhecimento sagrado; (30) devassidão; (31) encontro; (32) combate; (33) fazendo atos virtuosos; (34) praticando o mal; (35) fazendo atos cruéis; e (36) exultação.
Śloka 20 – O Candrakriyā e outros descritos acima terão seus efeitos úteis e produtivos no caso de um nascimento, um Muhūrta (celebração de um evento auspicioso) e uma pergunta. Deve-se, portanto, examiná-los particularmente e então definir a predição.
Śloka 21 – Pakṣabala (força quinzenal) é de especial importância para Candra, enquanto que o Bala surgindo de Sthāna (posição) é importante para os outros planetas. Isto, quando adicionado aos outros tipos de força dos planetas importantes, torna-se muito importante. Outros tipos de força, existem muitas, semelhantes a esta.
Śloka 22 – Sūrya é forte quando sua força é de 6 ½ Rūpas. No caso de Candra, se ele tiver 6 Rūpas. 5 Rūpas são assinaladas para Maṅgala e 7 para Budha. O Pūrṇabala de Bṛhaspati é semelhante ao de Sūrya, ou seja, 6 ½ Rūpas. Śukra é forte quando obtém 5 ½ Rūpas.
Śloka 23 – Śani deve ter 5 Rūpas. Estas são as figuras representando o Ṣaḍbala total para os principais planetas. Se as figuras respectivas estiverem contrárias, ou seja, menor do que as acima, os planetas devem ser considerados como fracos. É somente depois de um profundo exame dos principais tipos de força (os Ṣaḍbalas) dos principais planetas, que se deve declarar seus efeitos.
Śloka 24 – No caso do Lagna e de outros Bhāvas, adicione um Rūpa à força do Senhor do Bhāva em questão. Adicione isto pela força direcional (Digbala) devido àquele Bhāva e também pela força do aspecto (Dṛṣṭibala) daquele Bhāva. A soma total é o Bhāvabala requerido.
Para mais detalhes sobre os principais tipos de força dos planetas, por favor veja Adhyāyas II e III da minha edição de Śrīpati-paddhati.
Planeta | Kālaja | Cheṣṭā | Ucchaja | Dig | Ayana | Sthāna | Guerra Planetária |
Tempo | Movimento | Exaltação | Direção | Declinação | Posicional | ||
Sūrya | No Norte | Planetas no mais elevado grau de exaltação | 10º Bhāva (S) | Norte | Em Kendra = 1 rupa; em Paṇaphara = ½ rupa; em Apoklima = ¼ rupa. | O planeta posicionado ao norte e com raios brilhantes é vitorioso. | |
Candra | Cheia | 4º Bhāva (N) | Sul | ||||
Maṅgala | retrógrado | 10º Bhāva (S) | Norte | ||||
Budha | retrógrado | 1º Bhāva (L) | Sul | ||||
Bṛhaspati | retrógrado | 1º Bhāva (L) | Norte | ||||
Śukra | retrógrado | 4º Bhāva (N) | Norte | ||||
Śani | retrógrado | 7º Bhāva (O) | Sul |
FORÇA PLANETÁRIA | ||||
Horā diurna | Horā noturna | Metade Clara do Mês | Metade Escura do Mês | Adicione aos Senhores do: |
Budha | Budha | Benéficos são fortes | Maléficos são fortes | Ano – 1/4 Rupa |
Sūrya | Maṅgala | Mês – 1/2 Rupa | ||
Bṛhaspati | Candra | Dia – 3/4 Rupa | ||
Śani | Śukra | Horā – 1 Rupa | ||
Observação: Em uma carta, tome a direção do Lagna como Leste (o nascer de Sūrya), o 7º Bhāva como o Oeste (onde Sūrya se põe). O 10º Bhāva como o Sul (zênite, ou meio-dia de Sūrya) e o 4º Bhāva como o Norte (fundo do céu, ou meia-noite).
[62] Pariveṣa e Indracāpa são Upagrahas. Rāhu e Ketu nos Rāśis acima mencionados, e também nos ditos Upagrahas, só serão fortes caso haja uma Yuti de Candra e de Sūrya e se a natividade for noturna, ou seja, o horário de nascimento for à noite.
Bípedes [14] | 1º metade de Sagitário, de Virgem, de Gêmeos, de Aquário e de Libra |
Répteis | Escorpião |
Aquáticos | Câncer, última metade de Capricórnio e de Peixes |
Quadrúpedes | Áries, Touro, Leão, Sagitário (última metade) e Capricórnio (1º metade) |
[63] Os Rāśis diurnos são chamados de Rāśis Divā, e são Siṁha, Kanyā, Tulā, Vṛścika, Kumbha, Mīna. Os Rāśis noturnos são chamados de Rāśis Niśā, e são Meṣa, Vṛṣabha, Mithuna, Karkaṭa, Dhanus e Makara.
[64] Ou seja, encontre o grau exato em que Candra se encontra no asterismo e divida esse grau por 60, 300 e 100.
[65] Dependendo da posição na carta e de outras condições, o Jyotiṣa classifica a condição dos planetas em 5 conjuntos de diferentes Avasthā-s, a saber: (1) Bālādi Avasthā-s, conjunto de 5 Avasthās; (2) Jāgradādi Avasthās, conjunto de 3 Avasthās; (3) Lajjitādi Avasthās, conjunto de 6 Avasthās; (4) Dīptādi Avasthās, conjunto de 9 Avasthās; e (5) Śayanādi Avasthās, conjunto de 12 Avasthās. Devido ao fato da complexidade da análise das Avasthās, não vou colocar aqui o método de cálculo delas, limitando-me ao já explicado nesta nota de rodapé e deixando isto para um trabalho à parte que será lançado futuramente.
Assim termina o 4º Adhyāya sobre “Determinação dos Ṣaḍbalas dos Planetas” no trabalho Phaladīpikā composto por Mantreśvara.
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