CAPÍTULO 4 – DETERMINAÇÃO DOS ṢAḌBALAS DOS PLANETAS

 ADHYĀYA IV – DETERMINAÇÃO DOS ṢAḌBALAS DOS PLANETAS


Śloka 1 – A força [61] de um planeta é sêxtupla e está na seguinte ordem: (1) Kāla, ou temporal; (2) Ceṣṭā, ou de movimento; (3) Ucchabala, ou aquela derivada de sua posição de exaltação; (4) Digbala, ou direcional; (5) Āyanabala, ou aquela derivada de sua declinação (norte ou sul); e (6) Sthānabala, ou posicional. Na Hora noturna, Maṅgala, Śukra e Candra são fortes. Budha é forte toda Horā. O restante é forte durante o dia. Quando os planetas acontecem de ser os Senhores do ano, mês, dia e Horā obtêm 1/4 , 1/2, 3/4 e 1 Rūpa (de força) respectivamente.

Śloka 2 – Candra obtém Ceṣṭābala quando ela está cheia. Sūrya obtém Ceṣṭābala quando ele está em seu curso no norte; os outros planetas, quando em seu movimento retrógrado obtêm Ceṣṭābala. Em uma guerra planetária, aqueles que estão posicionados no norte e que têm raios brilhantes devem ser considerados vitoriosos. Os planetas têm seu pleno Ucchabala quando eles estão no mais elevado grau de exaltação. Com relação à força direcional, Sūrya e Maṅgala são fortes no 10º, Śukra e Candra no 4º, Budha e Bṛhaspati no 1º (Leste) e Śani no 7º. Budha, Śani e Candra têm seu Āyanabala no sul, o restante tem a mesma força na direção norte.

Śloka 3 – A força obtida por um planeta nos seis Vargas (ou seja, Rāśi, Horā, Drekkāṇa, Navāṁśa, Dvādaśāṁśa e Triṁśāṁśa) em relação à sua posição em Rāśis de exaltação, seu próprio Rāśi e Rāśis amigos etc., é denominada força posicional. Aqueles que estão em Kendra e outros Bhāvas (ou seja, Bhāvas Paṇaphara e Apoklima) terão 1, 1/2 e 1/4 de Rūpa, respectivamente. Os planetas hermafroditas (Śani e Budha) são fortes no meio, os masculinos no início e os femininos no final das porções de um Rāśi. Śani, Maṅgala, Budha, Bṛhaspati, Śukra, Candra e Sūrya estão em na ordem crescente de força natural.

Śloka 4 – Um planeta possui força quando ele está retrógrado ou quando seus raios estão plenos e brilhantes, embora posicionado em um Rāśi inimiga ou em depressão (debilidade), ou Āṃśa. Com Candra, um planeta embora ocupando um Rāśi de exaltação, amiga ou a sua próprio Rāśi, ou um Āṃśa, torna-se fraco se seus raios estão eclipsados.

Śloka 5 – Todos os planetas são fortes quando eles estão em exaltação. Candra é forte e auspicioso quando ele tem seu Pakṣabala pleno, e Sūrya quando tem seu Digbala pleno (ou seja, quando ele está no 10º Bhāva ou o Meridiano). Os outros cinco planetas não luminosos são fortes quando eles estão retrógrados. Rāhu em Karkaṭaka (Câncer), Vṛṣabha (Touro), Meṣa (Áries), Kumbha (Aquário) e Vṛścika (Escorpião) e Ketu em Mīna (Peixes), Kanyā (Virgem), Vṛṣabha (Touro) e a última metade de Dhanus (Sagitário), em Pariveṣa [62] e em Indracāpa são fortes se há uma Yuti de Candra e de Sūrya e a Horā for noite.

Śloka 6 – Se o primeiro Bhāva é um Rāśi bípede (1ª metade de Dhanus, de Kanyā, de Mithuna, de Kumbha e de Tulā), um Rūpa tem de ser adicionado a ele; se ele é Vṛścika (Escorpião), o Bala é ¼ de Rūpa; se ele é qualquer outro Rāśi, a força adicionada a ele é ½ de Rūpa. A força do Lagna é igual àquela de seu Senhor e é muito poderosa quando o Senhor ocupa uma casa Upacaya (3, 6, 10 ou 11). O mesmo também é no caso quando ele é ocupado ou aspectado por seu Senhor, por Bṛhaspati ou por Budha, quando ele está associado com Śukra e está, ao mesmo tempo, sem Yuti ou aspecto de qualquer outro planeta. Os Rāśis diurnas (Siṁha, Kanyā, Tulā, Vṛścika, Kumbha, Mīna) [63] possuem força nos nascimentos diurnos, enquanto que os Rāśis noturnos (Meṣa, Vṛṣabha, Mithuna, Karkaṭa, Dhanus e Makara) têm força nos nascimentos noturnos.

Śloka 7 – Um planeta obtém Rūpa pleno como força posicional quando ele está em seu Rāśi de exaltação. A força é de ¾ quando ele está posicionado em seu Rāśi Mūlatrikoṇa. Ela é de ½ quando o planeta ocupa seu próprio Rāśi. Quando o planeta está em um Rāśi amigo, seu Bala é somente de ¼. Em uma casa inimiga, ele obtém somente um pouco. A força é nula quando ele está em seu Rāśi de debilidade ou eclipsado pelos raios de Sūrya.

Śloka 8 – A força dos planetas ocupando Kendra-s (1º, 4º, 7º, 10º) foi distinguida pelos astrólogos da seguinte maneira: Se está no 4º Bhāva o planeta recebe ¼ (de Rūpa); no 10º Bhāva ele recebe 1/2; no 7º ele recebe 2/4 e recebe plena força no 1º ou Lagna, assim aumentando por ¼ em cada estágio.

Śloka 9 – O aspecto a partir do 7º Bhāva é o único que deve ser declarado como o mais efetivo em todos os casos; não todo o resto. Mas existem outros que opinam que o aspecto especial (de Śani, Bṛhaspati e Maṅgala) não é de forma menos eficaz em produzir efeito pleno em todos os Yogas e semelhantes.

Śloka 10 – A inimizade ou amizade natural entre dois planetas é mais plenamente efetiva do que, e preferível, às suas correspondentes temporais, conforme o último esteja somente em uma quantidade variável e não em uma quantidade permanente.

Śloka 11 – Para afastar completamente o mal e promover a prosperidade, Bṛhaspati é o mais poderoso de todos os planetas. Budha e Śukra têm ¼ e ½, respectivamente, daquele poder. A força de Candra serve como uma base como se fosse para a força de todos os planetas.

Śloka 12 – Encontre aquela porção do asterismo[64] ocupado por Candra decorrido no nascimento. Reduza o mesmo aos Vighaṭikās. Divida este resultado por (1) 60, (2) 300 e (3) 100. Os três resultados quocientes são denominados (1) Candrakriyā, (2) Candrāvasthā e (3) Candravelā, respectivamente. Seus efeitos são descritos abaixo:

Śloka 13 – (1) Aquele que caiu de sua posição; (2) Alguém que pratica austeridades; (3) alguém que vai com a esposa dos outros; (4) um apostador; (5) que está montado em um elefante poderoso; (6) alguém sentado sobre o trono; (7) um governador de homens; (8) alguém que destrói os inimigos; (9) um comandante das forças armadas; (10) uma pessoa virtuosa; (11) alguém que está morto ou muito exausto; (12) alguém que está decapitado; (13) alguém cujas mãos e pernas estão feridas; (14) um prisioneiro; (15) alguém que está perdido ou estragado/deteriorado; (16) um rei; (17) alguém que estuda os Veda-s; (18) alguém que dorme; (19) alguém de um bom caráter; (20) alguém que pratica virtude.

Śloka 14 – (21) alguém que nasceu em uma boa família; (22) alguém que veio por um tesouro; (23) pertencente a uma família renomada; (24) inteligente em exposição; (25) um destruidor de inimigos; (26) quem está doente; (27) alguém que é vencido pelo inimigo; (28) que deixou sua terra natal; (29) um servo; (30) quem perdeu sua riqueza; (31) que é sempre visto em assembleias da realeza; (32) um bom conselheiro; (33) que é encarregado das terras dos outros; (34) que vive com sua esposa; (35) que tem medo de elefantes; (36) que é tímido em conflitos; (37) que é geralmente muito tímido; (38) que vive escondido ou incógnito; (39) que alimenta os outros; (40) que cai no fogo;

Śloka 15 – (41) que sofre de fome; (42) que come arroz cozido; (43) que é errante; (44) que come carne; (45) que foi ferido por uma arma; (46) que é bhāva do; (47) com uma bola em sua mão; (48) quem joga dados; (49) um rei; (50) que está perturbado; (51) que está em sua cama; (52) que é servido por seus inimigos; (53) que está envolto por seus amigos; (54) um santo ou devoto; (55) que está com sua esposa; (56) que come comida suntuosa; (57) que bebe leite; (58) que faz atos bons e virtuosos; (59) que é de confiança; (60) quem continua a ser feliz.

Śloka 16 – Os seguintes foram declarados pelo sábio como os efeitos dos 12 Avasthā-s[65] de Candra: (1) Ausência de uma sede; (2) tornando-se o favorito de um rei estimado; (3) perigo de perder a vida por conta de serviço para outros; (4) possuindo qualificações de ser um governador do mundo; (5) deliciando-se por ter qualificações e méritos condizentes com a família; (6) doente; (7) mantendo um Darbar real; (8) medo; (9) tormento pelas dores da fome; (10) casamento com uma jovem sundarī; (11) desejo de ter uma cama bonita; e (12) comendo alimento suntuoso.

Śloka 17 – Os efeitos das 36 Velā-s de Candra que foram descritos pelo sábio: (1) dor de cabeça; (2) prazeres; (3) realização de sacrifício; (4) vivendo em felicidade; (5) olho doente; (6) sendo feliz; (7) divertimento com jovens donzelas; (8) febre violenta; (9) adornando com ornamentos dourados; (10) derramando lágrimas; (11) tomando veneno; (12) relação sexual; (13) dor de estômago.

Śloka 18 – (14) divertindo-se na água, alegria e pintura; (15) raiva; (16) dançando; (17) comendo alimento junto com ghṛta; (18) dormindo; (19) presente (de presentes); (20) dor de dente; (21) briga; (22) começando (uma viagem); (23) intoxicação ou insanidade; (24) nadando em água; (25) inimigo.

Śloka 19 – (26) o ato de banhar-se de acordo com a própria inclinação; (27) fome; (28) medo; (29) aquisição de um conhecimento sagrado; (30) devassidão; (31) encontro; (32) combate; (33) fazendo atos virtuosos; (34) praticando o mal; (35) fazendo atos cruéis; e (36) exultação.

Śloka 20 – O Candrakriyā e outros descritos acima terão seus efeitos úteis e produtivos no caso de um nascimento, um Muhūrta (celebração de um evento auspicioso) e uma pergunta. Deve-se, portanto, examiná-los particularmente e então definir a predição.

Śloka 21 – Pakṣabala (força quinzenal) é de especial importância para Candra, enquanto que o Bala surgindo de Sthāna (posição) é importante para os outros planetas. Isto, quando adicionado aos outros tipos de força dos planetas importantes, torna-se muito importante. Outros tipos de força, existem muitas, semelhantes a esta.

Śloka 22 – Sūrya é forte quando sua força é de 6 ½ Rūpas. No caso de Candra, se ele tiver 6 Rūpas. 5 Rūpas são assinaladas para Maṅgala e 7 para Budha. O Pūrṇabala de Bṛhaspati é semelhante ao de Sūrya, ou seja, 6 ½ Rūpas. Śukra é forte quando obtém 5 ½ Rūpas.

Śloka 23 – Śani deve ter 5 Rūpas. Estas são as figuras representando o Ṣaḍbala total para os principais planetas. Se as figuras respectivas estiverem contrárias, ou seja, menor do que as acima, os planetas devem ser considerados como fracos. É somente depois de um profundo exame dos principais tipos de força (os Ṣaḍbalas) dos principais planetas, que se deve declarar seus efeitos.

Śloka 24 – No caso do Lagna e de outros Bhāvas, adicione um Rūpa à força do Senhor do Bhāva em questão. Adicione isto pela força direcional (Digbala) devido àquele Bhāva e também pela força do aspecto (Dṛṣṭibala) daquele Bhāva. A soma total é o Bhāvabala requerido.

Para mais detalhes sobre os principais tipos de força dos planetas, por favor veja Adhyāyas II e III da minha edição de Śrīpati-paddhati.

 [61] Veja tabela abaixo dos Shadbalas (6 forças planetárias)

Planeta
Kālaja
Cheṣṭā
Ucchaja
Dig
Ayana
Sthāna
Guerra
Planetária

Tempo
Movimento
Exaltação
Direção
Declinação
Posicional
Sūrya

No Norte
Planetas no mais elevado grau de exaltação
10º Bhāva (S)
Norte
Em Kendra = 1 rupa; em Paṇaphara = ½ rupa; em Apoklima = ¼ rupa.
O planeta posicionado ao norte e com raios brilhantes é vitorioso.
Candra

Cheia
4º Bhāva (N)
Sul
Maṅgala

retrógrado
10º Bhāva (S)
Norte
Budha

retrógrado
1º Bhāva (L)
Sul
Bṛhaspati

retrógrado
1º Bhāva (L)
Norte
Śukra

retrógrado
4º Bhāva (N)
Norte
Śani

retrógrado
7º Bhāva (O)
Sul

Outras considerações sobre a força planetária

FORÇA PLANETÁRIA
Horā diurna
Horā noturna
Metade Clara do Mês
Metade Escura do Mês
Adicione aos Senhores do:
Budha
Budha
Benéficos são fortes
Maléficos são fortes
Ano – 1/4 Rupa
Sūrya
Maṅgala


Mês – 1/2 Rupa
Bṛhaspati
Candra


Dia – 3/4 Rupa
Śani
Śukra


Horā – 1 Rupa











Observação: Em uma carta, tome a direção do Lagna como Leste (o nascer de Sūrya), o 7º Bhāva como o Oeste (onde Sūrya se põe). O 10º Bhāva como o Sul (zênite, ou meio-dia de Sūrya) e o 4º Bhāva como o Norte (fundo do céu, ou meia-noite).

[62] Pariveṣa e Indracāpa são Upagrahas. Rāhu e Ketu nos Rāśis acima mencionados, e também nos ditos Upagrahas, só serão fortes caso haja uma Yuti de Candra e de Sūrya e se a natividade for noturna, ou seja, o horário de nascimento for à noite.

Bípedes [14]
1º metade de Sagitário, de Virgem, de Gêmeos, de Aquário e de Libra
Répteis
Escorpião
Aquáticos
Câncer, última metade de Capricórnio e de Peixes
Quadrúpedes
Áries, Touro, Leão, Sagitário (última metade) e Capricórnio (1º metade)


[63] Os Rāśis diurnos são chamados de Rāśis Divā, e são Siṁha, Kanyā, Tulā, Vṛścika, Kumbha, Mīna. Os Rāśis noturnos são chamados de Rāśis Niśā, e são Meṣa, Vṛṣabha, Mithuna, Karkaṭa, Dhanus e Makara.

[64] Ou seja, encontre o grau exato em que Candra se encontra no asterismo e divida esse grau por 60, 300 e 100.

[65] Dependendo da posição na carta e de outras condições, o Jyotiṣa classifica a condição dos planetas em 5 conjuntos de diferentes Avasthā-s, a saber: (1) Bālādi Avasthā-s, conjunto de 5 Avasthās; (2) Jāgradādi Avasthās, conjunto de 3 Avasthās; (3) Lajjitādi Avasthās, conjunto de 6 Avasthās; (4) Dīptādi Avasthās, conjunto de 9 Avasthās; e (5) Śayanādi Avasthās, conjunto de 12 Avasthās. Devido ao fato da complexidade da análise das Avasthās, não vou colocar aqui o método de cálculo delas, limitando-me ao já explicado nesta nota de rodapé e deixando isto para um trabalho à parte que será lançado futuramente.



Assim termina o 4º Adhyāya sobre “Determinação dos Ṣaḍbalas dos Planetas” no trabalho Phaladīpikā composto por Mantreśvara.






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