CAPÍTULO 23 – AṢṬAKAVARGĀ

ADHYĀYA XXIII – AṢṬAKAVARGĀ


Śloka 1 — Com o propósito de determinar os efeitos auspiciosos e inauspiciosos causados pelos principais grahas durante seus trânsitos através das rāśis do zodíaco, o sistema de Aṣṭakavargā tem sido amplamente descrito por aqueles grandes ṛṣis, e agora eu estabeleço o método pelo qual deve ser executado.

Nota — O significado do texto (“principais grahas”) refere-se literalmente ao conjunto das oito entidades (aṣṭaka). Em outras palavras, é a combinação das boas e más posições de um graha com relação aos sete outros grahas e ao Lagna (totalizando oito). Assim, calcula-se a soma dos pontos benéficos e maléficos de um planeta considerando as posições relativas às oito referências no rāśi.

Śloka 2 — Trace corretamente no espaço o Rāśi Cakra e posicione nele, em seus respectivos locais, os principais grahas tal como estavam no momento do nascimento. Ajuste então a distribuição das contagens (rekhā-s) conforme indicado nos ślokas seguintes, nas principais rāśis, sendo que os cálculos em cada caso devem partir da rāśi ocupada pelo graha em questão, para obter o Aṣṭakavargā.

Śloka 3 — Com relação ao seu Aṣṭakavargā, Sūrya é declarado extremamente auspicioso no 1º, 2º, 4º, 7º, 8º, 9º, 10º e 11º bhāvas a partir de si mesmo (sua própria rāśi), de Maṅgala e de Śani; no 5º, 6º, 9º e 11º bhāvas a partir de Bṛhaspati; no 6º, 7º e 12º bhāvas a partir de Śukra; no 3º, 5º, 6º, 9º, 10º, 11º e 12º bhāvas a partir de Budha; no 3º, 6º, 10º e 11º bhāvas a partir de Candra; e, finalmente, no 3º, 4º, 6º, 10º, 11º e 12º bhāvas a partir do Lagna.

Śloka 4 — Candra é auspiciosa no 3º, 6º, 7º, 8º, 10º e 11º bhāvas a partir de Sūrya; no 1º, 3º, 6º, 7º, 10º e 11º bhāvas a partir de si mesma (sua própria rāśi); no 2º, 3º, 5º, 6º, 9º, 10º e 11º bhāvas de Maṅgala; no 1º, 3º, 4º, 5º, 7º, 8º, 10º e 11º bhāvas de Budha; no 1º, 2º, 4º, 7º, 8º, 10º e 11º bhāvas de Bṛhaspati (*); no 3º, 4º, 5º, 7º, 9º, 10º e 11º bhāvas de Śukra; e no 3º, 5º, 6º e 11º bhāvas a partir do Lagna.

(*) De acordo com Varāhamihira, deve-se considerar o 1º, 4º, 7º, 8º, 10º, 11º e 12º bhāvas de Bṛhaspati.

Śloka 5 — Maṅgala é auspicioso no 3º, 5º, 6º, 10º e 11º bhāvas contados a partir de Sūrya; no 3º, 6º e 11º bhāvas a partir de Candra; no 1º, 2º, 4º, 7º, 8º, 10º e 11º bhāvas a partir de si mesmo (sua própria rāśi); no 3º, 5º, 6º e 11º bhāvas a partir de Budha; no 6º, 10º, 11º e 12º bhāvas a partir de Bṛhaspati; no 6º, 8º, 11º e 12º bhāvas a partir de Śukra; no 1º, 4º, 7º, 8º, 9º, 10º e 11º bhāvas a partir de Śani; e, finalmente, no 1º, 3º, 6º, 10º e 11º bhāvas a partir do Lagna.

Śloka 6 — Budha é auspicioso no 1º, 3º, 5º, 6º, 9º, 10º, 11º e 12º bhāvas a partir de si mesmo (sua própria rāśi); no 5º, 6º, 9º, 11º e 12º bhāvas a partir de Sūrya; no 6º, 8º, 11º e 12º bhāvas a partir de Bṛhaspati; no 1º, 2º, 4º, 7º, 8º, 9º, 10º e 11º bhāvas de Śani e Maṅgala; no 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 8º, 9º e 11º bhāvas a partir de Śukra; no 1º, 2º, 4º, 6º, 8º, 10º e 11º bhāvas a partir do Lagna; e no 2º, 4º, 6º, 8º, 10º e 11º bhāvas a partir de Candra.

Śloka 7 — Bṛhaspati é benéfico no 1º, 2º, 3º, 4º, 7º, 8º, 9º, 10º e 11º bhāvas a partir de Sūrya; no 2º, 5º, 7º, 9º e 11º bhāvas a partir de Candra; no 1º, 2º, 4º, 7º, 8º, 10º e 11º bhāvas a partir de Maṅgala; no 1º, 2º, 4º, 5º, 6º, 9º, 10º e 11º bhāvas a partir de Budha; no 1º, 2º, 3º, 4º, 7º, 8º, 10º e 11º bhāvas a partir de si mesmo (sua própria rāśi); no 3º, 5º, 6º e 12º bhāvas a partir de Śani; no 2º, 5º, 6º, 9º, 10º e 11º bhāvas a partir de Śukra; e, finalmente, no 1º, 2º, 4º, 5º, 6º, 7º, 9º, 10º e 11º bhāvas a partir do Lagna.

Śloka 8 — Śukra é auspicioso no 8º, 11º e 12º bhāvas contados a partir de Sūrya; no 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 8º, 9º, 11º e 12º bhāvas contados a partir de Candra; no 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 8º, 9º e 11º bhāvas contados a partir do Lagna; no 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 8º, 9º, 10º e 11º bhāvas contados de si mesmo (sua própria rāśi); no 3º, 5º, 6º, 9º, 11º e 12º bhāvas contados de Maṅgala (*); no 3º, 4º, 5º, 8º, 9º, 10º e 11º bhāvas contados de Śani; no 3º, 5º, 6º, 9º e 11º bhāvas contados de Budha; e, finalmente, no 5º, 8º, 9º, 10º e 11º bhāvas contados de Bṛhaspati.

(*) De acordo com Parāśara, consideram-se os 3º, 4º, 6º, 9º, 11º e 12º bhāvas contados a partir de Maṅgala.

Śloka 9 — Śani é benéfico no 1º, 2º, 4º, 7º, 8º, 10º e 11º bhāvas contados de Sūrya; no 3º, 6º e 11º bhāvas contados de Candra; no 3º, 5º, 6º e 11º bhāvas contados de si mesmo (sua própria rāśi); no 3º, 5º, 6º, 10º, 11º e 12º bhāvas contados de Maṅgala; no 5º, 6º, 11º e 12º bhāvas contados de Bṛhaspati; no 6º, 8º, 9º, 10º, 11º e 12º bhāvas contados de Budha; no 1º, 3º, 4º, 6º, 10º e 11º bhāvas contados do Lagna; e, por último, no 6º, 11º e 12º bhāvas contados de Śukra.

Śloka 10 — Assim foram descritas as posições benéficas; as demais devem ser entendidas como posições maléficas. Os grahas produzem (em todos os seres) os efeitos desses dois tipos (benéficos e maléficos) segundo os cálculos do Aṣṭakavargā, feitos a partir da rāśi que eles ocupavam no momento do nascimento, gerando resultados favoráveis ou desfavoráveis, em grau notável, conforme as posições acima descritas. O planeta produzirá bons resultados quando transitar por uma rāśi que contenha muitos pontos benéficos nela mesma.

Sobre a Carta Aṣṭakavargā

No próprio bhāva de um graha, numa casa de exaltação, de amizade (mitra) ou num bhāva de upacaya (3º, 6º, 10º, 11º), os grahas invariavelmente promovem os efeitos benéficos revelados pelo Aṣṭakavargā. Em um bhāva de debilitação, de inimizade (śatru) ou num bhāva apacaya (geralmente 12º, 8º, 2º), eles tendem a deixar de sustentar seus bons efeitos.

Nota — Bhāvas desfavoráveis com pontos maléficos e bhāvas desfavoráveis com pontos benéficos neutralizam-se mutuamente. Caso contrário, os efeitos tornam-se distintos. Para maiores informações sobre o Aṣṭakavargā, consulte a edição do Jātaka Parijāta, por Paṇḍitabhūṣaṇa V. Subrahmāya Śāstrī, B.A., páginas 653–663.

Śloka 11 — Quando todos os Aṣṭakavargās forem preparados, identifique aquela rāśi desprovida de qualquer ponto benéfico no Aṣṭakavargā de um determinado planeta. Isso indica que o nativo poderá perder a vida quando esse planeta estiver transitando, em órbita, por essa rāśi. Caso haja 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8 pontos benéficos, os efeitos serão, respectivamente: (1) destruição ou perda; (2) despesas; (3) medo; (4) medo; (5) realização do objetivo desejado; (6) aquisição de uma donzela (casamento ou relacionamento auspicioso); (7) ganhos de riqueza ou propriedade; (8) obtenção de um reinado ou elevada posição no governo.

Śloka 12 — O tratamento das principais rāśis ocupadas pelos grahas no momento do nascimento, bem como seus respectivos pontos iniciais (Lagna), deve ser calculado em oito maneiras distintas, devido à contagem pelos bhāvas de cada um dos sete grahas e do Lagna. A partir dessa contagem, os efeitos devem ser preditos para os principais bhāvas contados desde aquele graha, através dos pontos somados provenientes deles.

Śloka 13 — Observe a rāśi e o navāṃśa ocupados por um graha ao nascimento. Quando esse graha estiver transitando por aquele mesmo bhāva (ou rāśi), ele produzirá os efeitos próprios desse bhāva — sejam bons ou maus, conforme o caso.

Śloka 14 — Quando o Aṣṭakavargā de qualquer graha for calculado, observe qual bhāva contém o maior número de pontos benéficos e qual bhāva ele representa; calcule também o bhāva ocupado pelo graha kāraka, bem como o Lagna (1º bhāva). Quando um graha — quer seja ele naturalmente benéfico ou maléfico — transitar por esse bhāva, ele promoverá os assuntos representados por esse bhāva, produzindo efeitos auspiciosos. Caso contrário, ou seja, quando o graha transitar por uma casa contendo poucos ou nenhum ponto benéfico, o efeito será adverso.

Śloka 15 — Quando muitos grahas estiverem simultaneamente transitando através de determinado bhāva que também contenha um bom número de pontos benéficos no Aṣṭakavargā de um graha, eles intensamente promoverão os interesses desse bhāva, produzindo resultados fortemente positivos para os significados representados por ele. A contagem é calculada a partir do bhāva ocupado pelo graha kāraka cujo Aṣṭakavargā está sendo considerado.

Śloka 16 — Quando existir um ponto benéfico em um bhāva de um Aṣṭakavargā, para determinar precisamente o momento exato da frutificação desse ponto, a rāśi deve ser dividida em oito partes iguais. Essas divisões são então alocadas aos grahas e ao Lagna de acordo com suas órbitas. O efeito ocorrerá no trânsito pela divisão específica governada pelo graha que concede aquele ponto benéfico.

Śloka 17 — Se você desenhar um diagrama composto por nove linhas paralelas dispostas de leste a oeste, cruzadas por treze linhas paralelas de norte a sul, com espaçamento igual, surgirá uma tabela formada por 96 quadrados, organizados em oito linhas, representando os resultados de cada um dos principais Aṣṭakavargās.

Nota — Para maiores detalhes sobre este tópico, bem como sobre o próximo śloka, consulte Jātaka Parijāta, página 683.

Śloka 18 — O Lagna, Candra, Budha, Śukra, Sūrya, Maṅgala, Bṛhaspati e Śani são os senhores das divisões indicadas nas oito linhas que se estendem do sul para o norte de cada rāśi, e cada uma delas ainda produz o efeito do ponto benéfico que aparece associado a ela em qualquer um dos doze bhāvas, quando o planeta cujo Aṣṭakavargā está sob consideração transita pelo bhāva correspondente àquela divisão do planeta que concede o ponto benéfico.

Śloka 19 — Divida a rāśi em oito divisões iguais. A primeira divisão pertence a Śani; a segunda pertence a Bṛhaspati, ou seja, qualquer ponto benéfico concedido por Bṛhaspati produzirá seus efeitos durante o trânsito sobre a segunda divisão daquela rāśi, e assim por diante, conforme as órbitas de cada graha. Durante o trânsito de um planeta sobre a última divisão, qualquer ponto benéfico concedido pelo Lagna alcançará sua frutificação.

Śloka 20 — Quando o Sarv’Aṣṭakavargā, contendo os resultados combinados dos Aṣṭakavargās de todos os planetas, for calculado pela soma total das figuras de cada rāśi nos sete Aṣṭakavargās, se for encontrada alguma rāśi contendo valores que excedem 28 pontos, deve-se entender que os planetas, em trânsito por essa rāśi, produzirão resultados auspiciosos e efeitos benéficos. Qualquer número inferior ao valor mencionado anteriormente produzirá perigos ou sofrimentos proporcionais, variando em intensidade.

Śloka 21 — Encontre o número de pontos benéficos nos principais bhāvas auspiciosos contados a partir de Candra; observe também quais planetas ocupam bhāvas benéficos contados a partir de Candra no horóscopo do nativo e encontre o número de pontos benéficos em cada um desses bhāvas. Se a soma total em qualquer um desses dois casos exceder 28, o efeito deve ser prenunciado como bom; se for inferior, será desfavorável.

Śloka 22 — As figuras do Aṣṭakavargā devem ser calculadas conforme as regras apresentadas neste capítulo, com base nas posições planetárias no momento do nascimento de qualquer pessoa. Naquela rāśi, mês, bhāva etc., representado pela rāśi contendo o maior número de pontos benéficos, deve-se esperar a obtenção de algo auspicioso quando os planetas transitarem por esses bhāvas.

Śloka 23 — Mesmo um graha maléfico promoverá os assuntos do bhāva que ele ocupa, se estiver posicionado em seu próprio bhāva (svabhāva); enquanto, se posicionado em seu bhāva de debilitação (nīcabha) ou de inimizade (śatru), ele apenas causará ruína e declínio para esse bhāva.

Śloka 24 — Um planeta naturalmente benéfico, mesmo que esteja em seu bhāva de exaltação (ucchabha), prejudicará o bhāva que ele ocupa se ele for regente de um dūṣṭhana (6º, 8º, 12º bhāvas). Por outro lado, um maléfico em exaltação trará bons resultados para o bhāva que ocupa, se ele governar bhāvas auspiciosos (kendra ou trikoṇa).




Assim termina o Adhyāya XXIII, sobre “Aṣṭakavargā”, na obra Phaladīpikā, composta por Mantreśvara.









Nenhum comentário:

Postar um comentário