ADHYĀYA VII – MAHĀRĀJA YOGAS
Śloka 1 – A pessoa nascida com três ou mais planetas em exaltação ou em Svakṣetra e, ao mesmo tempo, posicionados em Kendra-s, será um rei altamente renomado. Se houver cinco ou mais planetas em uma natividade, eles farão a pessoa, mesmo se nascida em uma família comum, um rei (governante do mundo), dotado com numerosos elefantes e cavalos.
Śloka 2 – Pessoas nascidas em uma família real se tornarão reis se, no momento do nascimento, não estiverem sob qualquer Dur Yoga, ou se os planetas não estiverem eclipsados pelos raios de Sūrya. Três ou mais planetas posicionados em Kendra-s no nascimento, idênticos com seus próprios Rāśis de exaltação farão reis de pessoas nascidas de famílias reais. Outros sob os Yoga-s acima serão apenas seus iguais ou, às vezes, reis.
Śloka 3 – Mesmo um único planeta, embora em debilidade, é capaz de fazer uma pessoa se tornar igual a um rei, desde que ele esteja com raios brilhantes, retrógrado em movimento e ocupando uma casa auspiciosa (ou seja, não sendo o 6º, 8º ou 12º). Deve haver dois ou três planetas no nascimento e o nativo se tornará um rei. Se houver muitos posicionados em Rāśis ou Aṁśas, eles farão um rei dotado com todas as insígnias de realeza, tal como coroa, guarda-sol e cāmaras.
Śloka 4 – Se no nascimento dois, três ou mais planetas estão dotados de Digbala, o nativo, se nascer de uma família real, tornar-se-á rei e será vitorioso. Se houver cinco, exceto Śani, ou no mínimo quatro planetas possuindo Digbala, a pessoa, mesmo nascendo em família comum, tornar-se-á rei.
Śloka 5 – Quando o Vargottama Navāṁśa no Lagna está surgindo, ou Candra ocupa um Vargottama Navaṁśa, e quando o Lagna está aspectado por quatro planetas que não Candra, o nativo, mesmo nascido em família inferior, tornar-se-á um rei.
Śloka 6 – Quando o senhor do Lagna ocupa um Kendra ou o 9º Bhāva, alcançando um Vargottama Navāṁśa, e o senhor do 9º Bhāva está em exaltação ou em Svakṣetra, alcançando um Āṃśa semelhante, o Yoga produzirá no mundo um rei que se sentará à vontade em um veículo dourado extremamente belo colocado sobre as costas de um elefante, com cāmaras adornando os dois lados.
Śloka 7 – Mesmo alguém nascido em família inferior tornar-se-á rei se ao seu nascimento Candra, brilhando com cor branca, for aspectado por um planeta colocado em exaltação ou em Svakṣetra. Lua cheia posicionada em um Kendra que não seja o Lagna fará um rei dotado de elefantes e cavalos.
Śloka 8 – Quando Śukra ocupa o asterismo Aśvinī (ou seja, o Nakṣatra Aśvinī, que inicia a 00°00’ de Meṣa e termina em 13°20’ deste mesmo Rāśi) no Lagna e está aspectado por três ou mais planetas, ele fará no mundo um rei que destruirá todos os seus inimigos. Se o senhor do Lagna estiver forte e ocupar o 2º Bhāva, o qual não é nem um Rāśi de debilidade, nem regido por um inimigo, e estiver em Yuti com Śukra, a pessoa nascida tornar-se-á um rei.
Śloka 9 – Se ao nascimento de uma pessoa Maṅgala ocupa Meṣa, Siṁha ou Dhanus, ou mesmo o Lagna, e estiver aspectado por um planeta amigo, um governante da terra será introduzido no mundo. Se o senhor do 10º estiver no 9º e o senhor deste último no 10º, a pessoa nascida sob esse Yoga tornar-se-á um rei elogiado por seu povo.
Śloka 10 – Sūrya alcançando o centro de Dhanus (isto é, 15 graus de Dhanus); Candra exatamente lá (no referido Rāśi); Śani no Lagna e Maṅgala, dotado de muito poder, em seu Rāśi de exaltação. Se esta configuração planetária ocorrer no nascimento de uma pessoa, ela tornar-se-á um rei tão poderoso que seus inimigos, oprimidos por seu ardor, o homenagearão de longe, com terror.
Nota – aqui Śani pode estar no Lagna idêntico a Dhanus, Mīna ou Tula.
Śloka 11 – Se Candra, brilhante, com seus dígitos assemelhando-se ao néctar ou à lima suavizada e ao caule de lótus em cor (isto é, Lua Cheia), ocupa um Navaṁśa governado por Sūrya e se benéficos, não associados com maléficos, ocupam Kendras, a pessoa nascida tornar-se-á um rei com muitos elefantes.
Śloka 12 – Se Candra é como o leite branco e a concha (isto é, Lua Cheia), e três planetas não ocupam seus Rāśis de debilidade ou Vargas inimigos, mas são fortes e estão aspectados por benéficos, depositados em seus próprios Aṁśas, a pessoa nascida se torna um rei e conquistará todos os seus inimigos.
Śloka 13 – Se Candra, que alcançou o Vargottamāṁśa, estiver aspectada por um planeta forte e não houver planetas maléficos no Lagna, a pessoa nascida se torna um imperador e possui um belo corpo.
Śloka 14 – Se ao nascimento, Bṛhaspati, Budha, Śukra ou Candra ocupam o 9º, com raios brilhantes, não eclipsados e também aspectados por, ou associados com, planetas amigos, o nativo se tornará um grande rei, adorado por todos os seus súditos como uma divindade.
Śloka 15 – Śukra, Bṛhaspati e Śani estão em Mīna; Candra, quase cheia, está exaltada; Sūrya é aspectado por Maṅgala; e Meṣa está ascendendo. A pessoa nascida neste Yoga se tornará um rei que comanda vasto exército, cuja marcha levanta tanta poeira que oculta Sūrya, fazendo com que os lótus se fechem, pensando que ele se pôs.
Śloka 16 – Se houver um nascimento à noite, quando benéficos estão em debilidade ou em Bhāvas inimigos, idênticos ao 11º, 6º ou 3º Bhāva, ou estão em exaltação ou posicionados em Kendra-s, com raios brilhantes, e se Candra estiver em Karkaṭaka, idêntica ao 10º Bhāva, a pessoa nascida se tornará um imperador que governa os três mundos sob uma sombrinha.
Śloka 17 – Se Candra, com plenos dígitos (Lua Cheia), ocupa um Vargottamāṁśa [67] (o 1º Navāṁśa de um Rāśi móvel, o 5º em um Rāśi fixo e o 9º em um Rāśi dual), a pessoa nascida se tornará um poderoso governante da terra e sua fama será imensa. Ele comandará tantos cavalos que a poeira de seus cascos ocultará Sūrya, fazendo-o parecer Candra pela manhã.
Śloka 18 – Se ao nascimento, Bṛhaspati e Candra ocupam um Kendra e são aspectados por Śukra, e não há planetas em debilidade, o nativo se tornará um rei cuja fama será inigualável.
Śloka 19 – Se Candra ocupa um Rāśi aquático (elemento água) ou um Āṃśa idêntico ao Lagna, estando em seu próprio Varga ou em um Varga benéfico, o nativo se torna um rei benevolente e possuidor de muitos elefantes. Se, no entanto, não houver maléficos nos Kendra-s, e Candra estiver fora dos Kendra-s, o rei governará muitos elefantes, mas será opressor para seu povo.
Śloka 20 – Um descendente de família real tornar-se-á rei se ao seu nascimento Śukra estiver aspectado por Bṛhaspati. Bṛhaspati em um Rāśi que não seja Makara, idêntico ao Lagna, proporciona um rei com elefantes. O senhor do Lagna em um Kendra, em plena força, trará ao mundo um governante. Budha, nessa posição e aspectado por Bṛhaspati, produzirá alguém cujas ordens serão obedecidas por reis.
Śloka 21 – Um único planeta ocupando o seu mais elevado ponto de exaltação e aspectado por planetas amigos produz um rei. Tal planeta o fará imensamente rico se ele também estiver associado com outro planeta amigo. Sūrya em seu próprio Āṃśa e Candra em seu Svakṣetra fará a pessoa nascida um rei dotado com cavalos e elefantes.
Śloka 22 – Candra com plenos raios ocupando Mīna e aspectada por um planeta amigo irá trazer ao mundo um rei preeminente em posição e deleitando-se no mundo. Se Candra estiver cheia e ocupando sua exaltação, a pessoa nascida se torna um rei muito generoso e caridoso e louvado pelos bons.
Śloka 23 – Candra no Āṃśa de um planeta muito amigo e aspectada por Śukra irá trazer ao mundo um rei dotado com muita riqueza. Se Candra na posição acima estiver aspectada por Bṛhaspati, a pessoa se tornará um rei que irá governar toda a terra.
Śloka 24 – Os seguintes são quatro Rājayogas declarados por aqueles versados na ciência: (1) maléficos posicionados nos 3º, 6º e 11º Bhāvas contados do local ocupado pelo senhor do Lagna ou da Janma Rāśi (a Rāśi onde Candra está depositada); (2) Maṅgala e Budha ocupando o 2º Bhāva a partir do Lagna; (3) Sūrya e Śukra situados no 4º Bhāva do Lagna; e (4) Maṅgala, Śani e Bṛhaspati divididos no 10º, 11º e no Lagna.
Śloka 25 – Se, excluindo os senhores do 11º, 9º e 2º Bhāvas, houver mais de um planeta ocupando um Kendra com relação a Candra, e se Bṛhaspati acontece de ser o senhor do 2º, 5º ou do 11º Bhāva, a pessoa nasce sob o Yoga e se torna o governador de um império plenamente desenvolvido.
Śloka 26 – Se, ao nascimento, um planeta estiver em debilidade, e se o senhor da Rāśi da debilidade, ou aquele da exaltação do planeta, estiver em um Kendra com relação ao local de Candra ou do Lagna, a pessoa nascida se torna um rei e um governante justo.
Nota – de acordo com alguns, este śloka refere-se ao planeta que está exaltado naquela Rāśi.
Śloka 27 – Quando um planeta está em debilidade, se o senhor daquela Rāśi da debilidade e o senhor da Rāśi da exaltação do planeta estiverem em Kendra-s mútuos, o Yoga irá produzir um rei que se torna um imperador respeitado por todos os outros reis.
Śloka 28 – Quando um planeta está em debilidade, mas é aspectado pelo senhor daquela Rāśi, o Yoga fará o nativo um governador sobre a terra e famoso. E, no Yoga acima, se aquele planeta em debilidade estiver em uma casa auspiciosa (ou seja, outra que não as 6º, 8º ou 12º), não há dúvida de que ele se tornará um dos melhores reis.
Śloka 29 – Quando um planeta ocupa seu Rāśi de debilidade, se o senhor da Rāśi assim ocupada, ou o senhor da Rāśi de exaltação do planeta estiver em um Kendra com relação ao Lagna ou a Candra, a pessoa se torna um imperador dotado de plena riqueza, será virtuoso, respeitado por outros reis, poderoso, famoso e afluente.
Śloka 30 – Se um planeta estiver em debilidade, e se o senhor daquela Rāśi da debilidade, bem como o da Rāśi de exaltação do planeta, ou ao menos um deles, estiver em um Kendra, a pessoa se tornará um imperador e será saudado por outros reis.
Nota – Aqui a palavra nīca também pode referir-se a "alguém em condição de debilidade".
Há cinco tipos de cancelamento da debilidade (nīcabhaṅga), como se segue:
(1) O senhor do Rāśi da debilidade ou o planeta exaltado naquele Rāśi está em um Kendra a partir do Lagna ou de Candra.
(2) O senhor do Rāśi da debilidade e o senhor do Rāśi de exaltação do planeta em debilidade estão mutuamente em Kendras.
(3) O planeta em debilidade é aspectado pelo senhor daquele Rāśi.
(4) O senhor do Rāśi da debilidade, ou o senhor do Rāśi de exaltação do planeta em debilidade, está em um Kendra a partir do Lagna ou de Candra.
(5) O planeta em debilidade está em um Kendra em relação ao Lagna ou a Candra.
[67] Calcule o Vargottama da seguinte maneira: divida o número de uma Rāśi, contado a partir de Meṣa, por 3 e observe o restante. Restos 0, 1 e 2 indicam, respectivamente, uma Rāśi dual, móvel e fixa. A definição popular de Navāṁśa atualmente aceita é a seguinte: se um planeta ocupa a mesma Rāśi na carta Rāśi (D-1) e no Navāṁśa (D-9), diz-se que está em Vargottamāṁśa. Esta definição é equivalente à explicação acima. Supondo que um planeta esteja na 9ª parte de uma Rāśi dual, ou no 5º Navāṁśa de uma Rāśi fixa (3x + 2), sua posição no Navāṁśa será equivalente a (27x + 14) mod 12. Rāśis com múltiplos de 12 completam uma volta no zodíaco. Assim, tomando o fator 24x + 12, isso se equipara a 3x + 2, o número da Rāśi no Cakra Rāśi. Pode-se fazer argumentos semelhantes para as demais Rāśis.
Assim termina o 7º Adhyāya sobre os “Mahārāja Yoga-s” no trabalho Phaladīpikā, composto por Mantreśvara.
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