CAPÍTULO 12 – FILHOS

Adhyāya XII – Filhos


Śloka 1 – Se Bṛhaspati e os Senhores do 5º Bhāva, contados do Lagna e de Candra, estiverem bem colocados, e o 5º Bhāva tiver sobre si o aspecto de um planeta benéfico, ou do governante de uma casa auspiciosa (ou seja, outra que não o 6º, 8º e 12º), ou se os Senhores do Lagna e do 5º Bhāva, estiverem posicionados juntos em uma casa, ou tiverem mútuo aspecto benéfico, ou ocuparem cada um o lugar do outro (Parivartana), a aquisição de filhos é certa.

Śloka 2 – Quando o 5º Bhāva contado do Lagna, Bṛhaspati e Candra estiverem, quer associados com, quer aspectados por maléficos, e desprovidos de aspectos benéficos; ou quando esses Bhāvas estiverem rodeados por maléficos de ambos os lados; e quando os Senhores desses Bhāvas estiverem posicionados em Duṣṭhānas (6º, 8º, 12º), a pessoa não poderá ter filhos.

Śloka 3 – Se um planeta maléfico governando o 5º Bhāva estiver naquele Bhāva, a pessoa terá filhos. Quando aquele Bhāva estiver ocupado por um maléfico, a pessoa terá filhos em abundância. Mas se um planeta benéfico ocupar o 5º Bhāva e ao mesmo tempo governar aquele Rāśi ou estiver exaltado, o resultado será perda de filhos. Os Rāśis Vṛścika, Kanyā e Siṁha, quando representam o 5º Bhāva, são denominados Putranāśaka Rāśis, e uma pessoa nascida sob tal condição terá progênie limitada, e esta também só se realizará depois de um longo intervalo.

Śloka 4 – Quando Sūrya está posicionado no 5º Bhāva em uma dessas Putranāśaka Rāśis (Vṛścika, Kanyā e Siṁha), Śani no 8º e Maṅgala no Lagna; ou quando Śani, Bṛhaspati e Maṅgala ocupam, respectivamente, o Lagna, o 8º e o 12º Bhāva, e o 5º Bhāva acontece de ser uma Putranāśaka Rāśi; ou quando Candra ocupa o 11º, e o 5º Bhāva contado de Bṛhaspati está ocupado por um planeta maléfico e houver muitos planetas estacionados no Lagna, a pessoa terá um filho tardiamente e depois de grande esforço.

Śloka 5 – Se Sūrya estiver isolado (sem associação com qualquer outro planeta) e ocupando o 5º Bhāva em Karkaṭaka, há possibilidade de a pessoa ter filhos por uma segunda esposa. O mesmo deve ser predito se Maṅgala ou Śukra estiverem semelhantemente situados. Śani em tal posição dará muitos filhos. Candra ou Budha assim colocados não darão muitos filhos, enquanto Bṛhaspati em um Rāśi de Candra (isto é, Karkaṭaka) no 5º Bhāva fará da pessoa pai de muitas filhas.

Śloka 6 – Os seguintes quatro Yoga-s levam uma família à extinção: (1) o 4º, 7º e 10º Bhāvas da natividade, estando ocupados respectivamente por um planeta maléfico, Śukra e Candra; (2) o 12º, o 8º, o 5º e o 1º Bhāvas estando ocupados por maléficos; (3) Śukra e Budha no 7º, Bṛhaspati no 5º e maléficos no 4º Bhāva; e (4) Candra no 5º e maléficos no 8º, 12º e 1º Bhāvas.

Śloka 7 – Os seguintes dois Yoga-s levam à aflição através de filhos ou esterilidade: (1) um maléfico no Lagna, seu Senhor no 5º, o Senhor do 5º no 3º e Candra em uma Rāśi ímpar ou em um Āṃśa no 5º e aspectado por Sūrya.

Śloka 8 – Se o 5º Bhāva estiver em uma Rāśi governada por Śani ou Budha e aspectado por, ou em associação com, Mandi ou Śani, a pessoa terá um filho por adoção. O mesmo resultado ocorrerá quando o Senhor do 5º Bhāva estiver fraco e sem conexão com os Senhores do 1º e do 7º Bhāvas.

Śloka 9 – Se o Senhor do 5º Bhāva estiver debilitado, ou em Rāśi inimiga, ou eclipsado, ou em Yuti com os Senhores dos 12º, 6º e 8º Bhāvas, o resultado será perda de filhos, dizem os astrólogos. O mesmo ocorrerá se o Senhor do 5º estiver posicionado no próprio 5º Bhāva e não for aspectado por benéficos.

Śloka 10 – Se na natividade o Senhor do 5º Bhāva, Bṛhaspati, Maṅgala e Sūrya estiverem todos posicionados em Navāṁśas masculinos, isso leva à posse de muitos filhos, como afirmam os sábios, sendo a qualidade – boa ou não – dos filhos, determinada pela força do Senhor do 5º Bhāva.

loka 11 – Se o Bhāva ou seu Senhor estiverem posicionados em um Rāśi masculino ou Āṃśa, ou estiverem em Yuti com, ou aspectados por, planetas de natureza masculina (krūra grahas), os filhos serão todos homens. O nascimento de filhas ocorrerá se os Bhāvas mencionados, ou seus Senhores, estiverem em Rāśis femininas ou Aṁśas femininas, ou associados com, ou aspectados por, planetas femininos (saumya grahas).

Śloka 12 – A concepção pode ocorrer quando Sūrya e Śukra, no caso dos homens, e Maṅgala e Candra, no caso das mulheres, estiverem possuídos de força e transitando por suas próprias Rāśis ou Aṁśas, ou por Rāśis Anupacayabhāva (1º, 2º, 4º, 5º, 7º, 8º, 9º e 12º). A fecundação deve ocorrer quando Candra ocupar um Upacayabhāva (3º, 6º, 10º, 11º) em relação ao horóscopo da mulher e for aspectada por Bṛhaspati. Isto deve ser feito sob um Lagna irrepreensível, dotado de bons pontos e livre de períodos censuráveis como Parvas.

Śloka 13 – O número de gravidezes deve ser determinado pela consideração de (1) os planetas no 5º Bhāva ou aqueles que estão em Yuti com o Senhor do 5º Bhāva, observando-se se muitos deles estão em Navāṁśas amigos, de debilidade ou inimigos. Um exame semelhante deve ser feito em relação ao 5º Bhāva ou seu Senhor, contado a partir da Rāśi ocupada por Bṛhaspati, ou do Navāṁśa ocupado por Sūrya.

Śloka 14 – Adicionam-se os valores numéricos atribuídos a Bṛhaspati, Candra e Maṅgala, no caso de horóscopos femininos. Se o resultado indicar uma Rāśi par e um Navāṁśa par, a fertilidade da mulher está confirmada. Se o resultado for misto (isto é, Rāśi masculina e Āṃśa feminina, ou vice-versa), haverá filhos somente após grande esforço. Se a soma total dos valores indicativos das posições de Sūrya, Śukra e Bṛhaspati indicar uma Rāśi ímpar e um Navāṁśa ímpar, isso indica que a virilidade do homem é muito forte para gerar filhos; e no caso de ambas (isto é, Rāśi e Navāṁśa) serem pares, deve-se prever um resultado misto.

Anoto abaixo dois horóscopos – um marido e sua esposa

MARIDO
ESPOSA
Nascimento, Terça, 24/03/03/1981
Nascimento, sexta, 23/06/1905
4-15p.m.
2-30 a.m.
(1) 11-11°-13’-02’’ Sūrya
(1) 02-09°-10’-01’’
(2) 04-29°-16’-41’’ Candra
(2) 10-28°-55’-10’’
(3) 00-19°-05’-08’’ Maṅgala
(3) 06-16°-05’-17’’
(4) 11-11°-38’-11’’ Budha
(4) 02-08°-08’-21’’
(5) 10-11°-27’-11’’ Bṛhaspati
(5) 01-02°-11’-24’’
(6) 09-27°-59’-08’’ Śukra
(6) 00-24°-11’-34’’
(7) 04-19°-56’-51’’ Śani
(7) 10-10°-18’-07’’
(8) 04-13°-25’-41’’ Lagna
(8) 00-16°-48’-44’’ Lagna
Adicionando (1), (6) e (5) obtemos:
Adicionando (5), (2) e (3) obtemos:
7-20°-39’-21’’ =
6-17°-11’-51’’ =
Vṛścika Rāśi, Makara Navāṁśa 
Tula Rāśi, Mīna Navāṁśa 
Ambos, Rāśi e Navāṁśa são pares.
Rāśi ímpar, Navāṁśa par.
Não é forte para produzir filhos
O resultado é misto

O Casal até agora não teve filhos.


Śloka 15 – Subtraia cinco vezes as figuras para Sūrya de cinco vezes as figuras para Candra. Se a Tithi representada pelo resultado for auspiciosa na metade clara de um mês (Śukla Pakṣa), o filho é assegurado ao nativo, mesmo sem muito esforço. Mas se estiver na metade escura do mês (Kṛṣṇa Pakṣa), não haverá tal possibilidade. É por um exame da força da Tithi — quer ela seja auspiciosa ou não — em ambos os Pakṣas (claro e escuro) que se deve predizer a possibilidade de o nativo ser abençoado com filhos. Durante uma Amāvāsyā, um Chidra (de Tithi), o Karaṇa Viṣṭi (ou Bhadrā), ou qualquer um dos Sthira Karaṇas, não haverá filhos de modo algum.

As Chidra Tithi-s são:
(1) Caturthī
(2) Ṣaṣṭhī
(3) Aṣṭamī
(4) Navamī
(5) Dvādaśī
(6) Caturdaśī

Essas seis são geralmente desprovidas de quaisquer funções auspiciosas.

Existem 11 Karaṇas distribuídos sobre as 30 Tithis do mês lunar, à taxa de dois Karaṇas por cada Tithi. Quatro desses, ou seja:
(1) Catuṣpāda
(2) Nāgava
(3) Kiṃstughna
(4) Śakuni

são chamados de Sthira Karaṇas (“fixos”) e assim denominados porque permanentemente ocupam as quatro metades finais das Tithis, começando da segunda metade de Kṛṣṇa Pakṣa Caturdaśī.

Os outros sete, a saber:
(1) Bava
(2) Bālava
(3) Kaulava
(4) Taitila
(5) Garaja
(6) Vāṇijya
(7) Viṣṭi (ou Bhadrā)

são chamados de Cara ou Karaṇas móveis, e ocorrem em 8 ciclos, presidindo sobre as restantes 56 metades das Tithis do mês lunar, iniciando com a última metade de Śukla Pakṣa Prathamā.

Tomando a amostra do horóscopo dado no Śloka anterior:



MARIDO
ESPOSA
Nascimento, Terça, 24/03/03/1981; 4-15p.m.
Nascimento, sexta, 23/06/1905;   2-30 a.m.


5 vezes as figuras para Candra 24-26°-23’25’’
5 vezes as figuras para Candra 51-24°-35’50’’
5 vezes as figuras para Sūrya 56-26°-05’-10’’
5 vezes as figuras para Sūrya 11-15°-50’-05’’
Subtraindo, obtemos:             04-00°-18’-15’’
Subtraindo, obtemos:             43-08°-45’-45’’
= 120°18’15’’ = 11º Tithi =
= 218°45’45’’ = 19º Tithi =
Ekādaśī (metade clara)
Caturthī (metade escura), o qual é uma

Tithi Chidra   (*)

(*) Esta subtração não me parece correta, mas a mantenho de acordo com o original do livro, deixando aos leitores as devidas observações e correções pessoais.

Śloka 16–18 – Deve, contudo, o resultado ser uma das Tithis Chidra, o Karaṇa (Viṣṭi), ou um Sthira Karaṇa, aludido na última sentença do śloka anterior, para que se deva adorar a Bhagavān Kṛṣṇa pelos meios dos mantras do Puruṣa Sūkta para proteger a família da ameaça de esterilidade. Se a Tithi divulgada for Ṣaṣṭhī, deve-se adorar ao Devatā Subrahmaṇya; se for Caturthī, deve-se adorar ao Senhor das Serpentes (Ketu); se for Navamī, deve-se fazer a leitura do Rāmāyaṇa e ouvir esta história; se for Aṣṭamī, deve-se observar o Śravaṇa Vrata (jejum); se for Caturdaśī, deve-se adorar ao Devatā Rudra (Śiva) com Rudra Pāṭha (Rudra pāṭha); se for Dvādaśī, deve-se propiciar os Deuses com liberalidade (doações); se for Amāvāsya ou Pūrṇimā, deve-se propiciar os Pitṛs. Essas ações devem ser feitas com grande cuidado e esforço quando a Tithi estiver entre as últimas cinco do mês, ou seja, depois de Kṛṣṇa Pakṣa Daśamī. Geralmente, na metade escura do mês, pela qual sempre das três divisões uma Tithi pode pertencer, o culto deve ser feito a uma devatā específica: sendo Nāgarāja na primeira divisão (1ª a 5ª Tithis); Skanda na segunda (6ª a 10ª); e Hari na terceira divisão (11ª a 15ª Tithis).

Śloka 19 – Se ao nascimento o Senhor do 5º Bhāva estiver posicionado em um Rāśi inimigo, ou em nīca (depressão), ou eclipsado pelos raios de Sūrya, ou ocupando qualquer uma das Duṣṭhānas (6º, 8º ou 12º), ou se o planeta ocupando o 5º Bhāva estiver semelhantemente situado ou for o regente de uma das três Duṣṭhānas, deve-se declarar esterilidade como resultado inevitável. A causa deve ser buscada no divino, examinando a devatā, árvore ou animal representado pelo Rāśi ocupado por aquele planeta.

Śloka 20–22 – Se o planeta em questão for Sūrya, a esterilidade se deve a uma ofensa contra Śiva e Garuḍa, e à consequente maldição dos Pitṛs. Se for Candra, será devido ao desprazer de uma Sumangālī, da mãe ou de uma mulher venerável cujos sentimentos foram feridos. No caso de Maṅgala, será por algum pecado contra a Grāma devatā, Kārttikeya, um inimigo ou um dāyāda (herdeiro) de alguém. Se for Budha, a esterilidade advém da maldição dos irmãos mais jovens, da destruição de ovos ou crias, ou da ira de Viṣṇu. Se for Bṛhaspati, será por ofensa a uma família brahmanica ou destruição de árvore frutífera. Se for Śukra, será pelo corte de uma árvore florida, dano a uma mulher virtuosa, vaca dócil, ou pecado contra pessoas veneráveis. Se for Śani, a causa será a destruição de um Aśvattha (Ficus religiosa), a ira de Yama ou de espíritos dos mortos (bhūtas, pretas). Se Rāhu estiver no 5º Bhāva ou em associação com o seu regente, será devido à maldição de uma serpente. Se for Ketu, será por maldição de um brāhmaṇa. Se for Mandi, será pela maldição de espíritos. Se Śukra e Candra estiverem em yuti com Mandi, será por assassinato de uma donzela ou vaca. Se Bṛhaspati e Ketu estiverem em yuti com Mandi, será pelo assassinato de um brāhmaṇa.

Śloka 23 – Assim são detalhados os pecados de vidas anteriores revelados nesta natividade, que resultam em esterilidade. Para se proteger disso e assegurar filhos, os sábios recomendam japas, doações e outras ações meritórias conforme o planeta envolvido.

Śloka 24 – Um banho sagrado em Rāmeśvaram, recitações com devoção a uma pessoa reverenciada, adoração de Śiva, votos devocionais a Viṣṇu, doações, rituais para os Pitṛs, instalação de imagens de Nāgas — estes são os vários métodos pelos quais se pode alcançar a bênção da progênie.

Śloka 25 – O nascimento de um filho deve ser esperado durante a Daśā ou Antardaśā de qualquer um dos seis planetas, ou seja: (1) o Senhor do Lagna; (2) o Senhor do 7º Bhāva; (3) o Senhor do 5º Bhāva; (4) Bṛhaspati; (5) o planeta aspectando o 5º Bhāva; ou (6) o planeta ocupando o 5º Bhāva; ou quando Bṛhaspati, em trânsito, passar pela Rāśi ou Navāṁśa Rāśi ocupado pelo Senhor do 5º Bhāva ou pelo Upagraha Yamakaṇṭaka.

Śloka 26 – O nascimento de um filho pode ocorrer quando o Senhor do Lagna estiver, durante seu trânsito: (1) em Yuti com o Senhor do 5º Bhāva; (2) em sua Rāśi de exaltação; (3) em sua própria Rāśi; (4) no 5º Bhāva; ou (5) na Rāśi ocupada pelo Senhor do 5º Bhāva.

Śloka 27 – Adicione as longitudes dos seguintes três planetas: (1) Senhor do Lagna; (2) Senhor do 7º Bhāva; e (3) Senhor do 5º Bhāva. Durante a Mahādaśā do regente do Nakṣatra obtido pela soma dessas posições, e durante as Antardaśās de (1) o planeta no 5º Bhāva; (2) o planeta que aspecta o 5º Bhāva; e (3) o regente do 5º Bhāva, o nascimento de um filho pode ser predito.

Śloka 28 – Entre os seguintes, descubra qual planeta é mais forte: (1) o Senhor do 5º Bhāva; (2) Bṛhaspati; (3) e (4) os Senhores das Rāśis por eles ocupadas; (5) e (6) os Senhores dos Navāṁśas por eles ocupados. O nascimento de um filho ocorrerá durante a Daśā ou Antardaśā do mais forte dentre esses.

Śloka 29 – Em geral, o nascimento de um filho pode ocorrer quando Bṛhaspati, em trânsito, passa por uma Rāśi trina à Rāśi ou Āṃśa (Navāṁśa ) ocupada pelo planeta que rege o 5º Bhāva, contado a partir de Bṛhaspati. Outros autores sugerem que as condições devem ser examinadas com base na disposição planetária no nascimento.

Śloka 30 – Note o regente do Nakṣatra ocupado por Candra e o do quinto Nakṣatra a partir dele. Somando as longitudes desses dois, quando Bṛhaspati, em trânsito, passar pela Rāśi resultante ou por uma trina a ela, o nascimento de um filho pode ocorrer.

Śloka 31 – Um filho também pode nascer quando Sūrya, em trânsito, passa pela terceira Rāśi a partir do Lagna de concepção (Niṣeka), ou por uma Rāśi trina ao Ādhāna Lagna.

Śloka 32 – Se o nascimento ocorre num Lagna que é o 5º ou o 9º a partir do Ādhāna Lagna, deve-se declarar que é resultado de mérito acumulado em vidas anteriores. Se benéficos ocupam ou aspectam esse Lagna, o nativo terá longevidade, fortuna e felicidade.

Śloka 33 – Encontre o exato Dvādaśāṁśa (D-12) de Candra no momento do Ādhāna e a Rāśi correspondente. Conte desde Meṣa o número de Rāśis equivalente à posição de Candra nesse Dvādaśāṁśa . Quando Candra estiver nessa Rāśi no mês de nascimento, um parto é esperado.

Śloka 34 – Deve-se aplicar os efeitos da carta horária, no momento da pergunta sobre filhos, adoção, Upanayana, casamento, puberdade ou concepção, da mesma maneira que se interpretaria um mapa de nascimento.

Assim termina o 12º Adhyāya sobre “Filhos” no trabalho de Phaladīpikā, composto por Mantreśvara.


Nenhum comentário:

Postar um comentário