ADHYĀYA XVIII — YUTI DE DOIS PLANETAS
- se Sūrya estiver em yuti com Maṅgala, o nativo cometerá atos pecaminosos;
- se estiver associado a Budha, será inteligente, famoso e feliz;
- se Sūrya estiver em yuti com Bṛhaspati, o nativo será interessado em ajudar os outros;
- se Sūrya e Śukra estiverem juntos no nascimento, o nativo ganhará dinheiro como ator ou pelo uso de armas;
- se Sūrya estiver associado a Śani, ele será habilidoso no trabalho com metais e diversos tipos de cerâmica.
Śloka 2 — Se Candra estiver em yuti com Maṅgala, o nativo será comerciante de martelos, arados ou outros instrumentos grosseiros, mulheres, bebidas alcoólicas e jarros de barro; será desobediente à mãe.
- Se Candra estiver associada a Budha, o homem nascido neste yoga falará docemente e com modéstia, será inteligente em interpretações, dotado de boa aparência e fama.
- Quando Candra estiver em yuti com Bṛhaspati, o nativo será avassalador sobre seus inimigos, mas de mente inconstante; será chefe da família e rico.
- Quando Śukra estiver associado a Candra, o nativo será adepto da tecelagem, alfaiataria e tingimento de roupas.
- Se Candra estiver em yuti com Śani, o nativo será filho de uma viúva recasada.
- Se Śukra estiver em yuti com Budha, será eloquente, possuidor de terras e líder de assembleia.
- Se Śani estiver associado a Budha, o nativo será habilidoso em enganar e apegado aos prazeres licenciosos.
- Se Bṛhaspati e Śukra ocuparem uma casa, ele será bem instruído, possuidor de riqueza e esposa, com muitas boas qualidades.
- Se Bṛhaspati e Śani estiverem juntos, ele será barbeiro, oleiro ou cozinheiro.
Śloka 5 — Se Śukra e Śani estiverem juntos, o nativo será míope e aumentará sua riqueza por meio de uma jovem mulher; seu casamento será seu maior sucesso financeiro. Será habilidoso na escrita e pintura. Se mais de dois planetas ocuparem uma casa, a predição deve combinar os efeitos descritos para os pares principais de planetas constituindo o yoga.
Se Candra estiver em Vṛṣabha (Touro), sendo aspectada por Maṅgala e pelos outros planetas, na ordem mencionada acima, a pessoa nascida será, respectivamente:
(1) pobre; (2) ladrão; (3) respeitada por outros homens; (4) um rei; (5) rica; e (6) um servo.
Śloka 7 — Se Candra ocupar Mithuna (Gêmeos) e for aspectada por Maṅgala e pelos outros planetas, a pessoa será, respectivamente: (1) negociante de instrumentos de ferro; (2) um rei; (3) instruída; (4) destemida; (5) tecelã ou tecelão; e (6) pobre.
Se Candra estiver em Karkaṭa (Câncer) e for aspectada por Maṅgala e pelos outros planetas, o nativo será, respectivamente: (1) guerreiro; (2) instruído; (3) sábio; (4) um rei; (5) comerciante de ferro, cobre, etc.; e (6) alguém que sofre de doenças oculares.
Śloka 8 — Se Candra ocupar Siṃha (Leão) e for aspectada por Maṅgala e pelos outros planetas, a pessoa nascida será, respectivamente: (1) um rei(2) astrólogo; (3) rica; (4) um rei; (5) barbeiro; e (6) um rei. Se no nascimento Candra estiver em Kanyā (Virgem) e for aspectada por Maṅgala e pelos outros planetas, a pessoa nascida será, respectivamente: (1) inteligente; (2) um rei; (3) chefe das forças armadas; (4) habilidosa em todas as matérias; (5) um rei; e (6) um rei.
Śloka 9 — Os efeitos de Candra em Tulā (Libra), sendo aspectada por Maṅgala e pelos outros planetas, serão, respectivamente: (1) trapaceira; (2) um rei; (3) um ourives (trabalhador de ouro); (4) comerciante; (5) mexeriqueira; e (6) perversa. Se Candra estiver em Vṛścika (Escorpião) e for aspectada por Maṅgala e pelos outros planetas, a pessoa nascida será, respectivamente: (1) um rei; (2) pai de gêmeos; (3) um rei; (4) lavadeira ou lavadeiro; (5) alguém com defeito em algum membro; e (6) sem dinheiro.
Śloka 10 — Se no nascimento Candra ocupar Dhanus (Sagitário) e for aspectada por Maṅgala, a pessoa será enganadora;
- se por Budha, protegerá seus parentes;
- se por Bṛhaspati, será governante de terras;
- se por Śukra, será apoio para muitas pessoas;
- se por Śani, será patife;
- e se por Sūrya, será um colega arrogante.
Se no nascimento Candra ocupar Makara (Capricórnio) e for aspectada por Maṅgala e pelos outros planetas, na mesma ordem mencionada, a pessoa nascida será, respectivamente: (1) rei; (2) rei; (3) rei; (4) homem instruído ou sábio; (5) rico; e (6) pobre.
Śloka 11 — Se no nascimento Candra ocupar Kumbha (Aquário) e estiver aspectada por Maṅgala e pelos outros planetas, o nativo será, respectivamente: (1) apegado às esposas alheias; (2) um rei; (3) senhor de homens; (4) apegado a mulheres que não são suas; (5) o melhor entre os reis; e (6) respeitado pelos homens.
Śloka 12 — Se ao nascimento Candra ocupar um Navāṃśa de Maṅgala e for aspectada por Sūrya, o nativo será guarda de uma cidade; se por Maṅgala, terá gosto por matar; se por Budha, será hábil em lutar; se por Bṛhaspati, será um rei; se por Śukra, será rico; e se por Śani, provocará brigas.
Śloka 13 — Se no nascimento Candra ocupar um Navāṃśa de Budha e for aspectada por Sūrya, o nativo será ator; se por Maṅgala, será ladrão; se por Budha, será o principal entre os poetas; se por Bṛhaspati, será ministro; se por Śukra, será hábil na música; e se por Śani, será hábil nas artes mecânicas.
Śloka 14 — Se no nascimento Candra estiver em um Navāṃśa de Siṃha (Leão) e for aspectada por Sūrya, o nativo será de temperamento colérico; se por Maṅgala, será amigo do rei; se por Budha, será senhor de um tesouro escondido; se por Bṛhaspati, será um grande senhor; se por Śukra, não terá filhos; e se por Śani, realizará atos cruéis.
Śloka 15 — Se no nascimento Candra ocupar um Navāṃśa de Śani e for aspectada por Sūrya, o nativo terá pouquíssimos filhos; se por Maṅgala, terá vida miserável apesar de ser rico; se por Budha, será altivo;se por Bṛhaspati, será devotado a seus deveres; se por Śukra, será amante de mulheres perversas; e se por Śani, será irritadiço.
Do mesmo modo, devem-se predizer os efeitos resultantes de Sūrya nos principais Navāṃśas, quando ele for aspectado por Candra e pelos demais planetas.
Śloka 16 — O que foi declarado aqui (nos ślokas 12–15) como āṃśaphala, devido ao fato de Candra estar posicionado nos āṃśas (Navāṃśa rāśis) de Sūrya e dos demais planetas, deve ser entendido como os efeitos derivados especificamente da divisão Navāṃśa.
Śloka 17 — Os bons efeitos descritos acima serão plenos, medianos ou mínimos, conforme Candra ocupe um vargottama, seu próprio Navāṃśa, ou o Navāṃśa de outro planeta, respectivamente.
Assim termina o 18º Adhyāya, intitulado “Yuti de Dois Planetas” no tratado Phaladīpikā, composto por Mantreśvara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário