CAPÍTULO 18 – YUTI DE DOIS PLANETAS

ADHYĀYA XVIII — YUTI DE DOIS PLANETAS


Śloka 1 — Se, no nascimento de qualquer pessoa, Sūrya estiver em yuti com Candra, ele será hábil no trabalho com máquinas e pedras;
  • se Sūrya estiver em yuti com Maṅgala, o nativo cometerá atos pecaminosos;
  • se estiver associado a Budha, será inteligente, famoso e feliz;
  • se Sūrya estiver em yuti com Bṛhaspati, o nativo será interessado em ajudar os outros;
  • se Sūrya e Śukra estiverem juntos no nascimento, o nativo ganhará dinheiro como ator ou pelo uso de armas;
  • se Sūrya estiver associado a Śani, ele será habilidoso no trabalho com metais e diversos tipos de cerâmica.

Śloka 2 — Se Candra estiver em yuti com Maṅgala, o nativo será comerciante de martelos, arados ou outros instrumentos grosseiros, mulheres, bebidas alcoólicas e jarros de barro; será desobediente à mãe.

  • Se Candra estiver associada a Budha, o homem nascido neste yoga falará docemente e com modéstia, será inteligente em interpretações, dotado de boa aparência e fama.
  • Quando Candra estiver em yuti com Bṛhaspati, o nativo será avassalador sobre seus inimigos, mas de mente inconstante; será chefe da família e rico.
  • Quando Śukra estiver associado a Candra, o nativo será adepto da tecelagem, alfaiataria e tingimento de roupas.
  • Se Candra estiver em yuti com Śani, o nativo será filho de uma viúva recasada.

Śloka 3 — Se Maṅgala e Budha estiverem juntos, o nativo será revendedor de ervas, plantas, cascas de árvores, óleos e medicamentos, além de talentoso no pugilismo.
Quando Maṅgala estiver em yuti com Bṛhaspati, o nativo será líder de cidade, rei ou um brāhmaṇa rico. O efeito de Śukra e Maṅgala juntos no nascimento fará do nativo um pastor, lutador de luta livre, habilidoso, apegado às esposas alheias, ou um apostador. Se Maṅgala estiver em yuti com Śani, o nativo será miserável, mentiroso e desprezado por todos.

Śloka 4 — Quando Budha e Bṛhaspati estiverem em yuti, o nativo será ator, amante da música e versado em dança.
  • Se Śukra estiver em yuti com Budha, será eloquente, possuidor de terras e líder de assembleia.
  • Se Śani estiver associado a Budha, o nativo será habilidoso em enganar e apegado aos prazeres licenciosos.
  • Se Bṛhaspati e Śukra ocuparem uma casa, ele será bem instruído, possuidor de riqueza e esposa, com muitas boas qualidades.
  • Se Bṛhaspati e Śani estiverem juntos, ele será barbeiro, oleiro ou cozinheiro.

Śloka 5 — Se Śukra e Śani estiverem juntos, o nativo será míope e aumentará sua riqueza por meio de uma jovem mulher; seu casamento será seu maior sucesso financeiro. Será habilidoso na escrita e pintura. Se mais de dois planetas ocuparem uma casa, a predição deve combinar os efeitos descritos para os pares principais de planetas constituindo o yoga.

Śloka 6 — Se Candra em Meṣa (Áries) estiver aspectada por Maṅgala, a pessoa nascida será um rei; se aspectada por Budha, será instruída; se aspectada por Bṛhaspati, será um rei; se aspectada por Śukra, será como um rei; se aspectada por Śani, será um ladrão; e se aspectada por Sūrya, será pobre.

Se Candra estiver em Vṛṣabha (Touro), sendo aspectada por Maṅgala e pelos outros planetas, na ordem mencionada acima, a pessoa nascida será, respectivamente:
(1) pobre; (2) ladrão; (3) respeitada por outros homens; (4) um rei; (5) rica; e (6) um servo.

Śloka — Se Candra ocupar Mithuna (Gêmeos) e for aspectada por Maṅgala e pelos outros planetas, a pessoa será, respectivamente: (1) negociante de instrumentos de ferro; (2) um rei; (3) instruída; (4) destemida; (5) tecelã ou tecelão; e (6) pobre.

Se Candra estiver em Karkaṭa (Câncer) e for aspectada por Maṅgala e pelos outros planetas, o nativo será, respectivamente: (1) guerreiro; (2) instruído; (3) sábio; (4) um rei; (5) comerciante de ferro, cobre, etc.; e (6) alguém que sofre de doenças oculares.

Śloka — Se Candra ocupar Siṃha (Leão) e for aspectada por Maṅgala e pelos outros planetas, a pessoa nascida será, respectivamente: (1) um rei(2) astrólogo; (3) rica; (4) um rei; (5) barbeiro; e (6) um rei. Se no nascimento Candra estiver em Kanyā (Virgem) e for aspectada por Maṅgala e pelos outros planetas, a pessoa nascida será, respectivamente: (1) inteligente; (2) um rei; (3) chefe das forças armadas; (4) habilidosa em todas as matérias; (5) um rei; e (6) um rei.

Śloka —  Os efeitos de Candra em Tulā (Libra), sendo aspectada por Maṅgala e pelos outros planetas, serão, respectivamente: (1) trapaceira; (2) um rei; (3) um ourives (trabalhador de ouro); (4) comerciante; (5) mexeriqueira; e (6) perversa. Se Candra estiver em Vṛścika (Escorpião) e for aspectada por Maṅgala e pelos outros planetas, a pessoa nascida será, respectivamente: (1) um rei; (2) pai de gêmeos; (3) um rei; (4) lavadeira ou lavadeiro; (5) alguém com defeito em algum membro; e (6) sem dinheiro.

Śloka 10 — Se no nascimento Candra ocupar Dhanus (Sagitário) e for aspectada por Maṅgala, a pessoa será enganadora;

  • se por Budha, protegerá seus parentes;
  • se por Bṛhaspati, será governante de terras;
  • se por Śukra, será apoio para muitas pessoas;
  • se por Śani, será patife;
  • e se por Sūrya, será um colega arrogante.

Se no nascimento Candra ocupar Makara (Capricórnio) e for aspectada por Maṅgala e pelos outros planetas, na mesma ordem mencionada, a pessoa nascida será, respectivamente: (1) rei; (2) rei; (3) rei; (4) homem instruído ou sábio; (5) rico; e (6) pobre.

Śloka 11 —  Se no nascimento Candra ocupar Kumbha (Aquário) e estiver aspectada por Maṅgala e pelos outros planetas, o nativo será, respectivamente: (1) apegado às esposas alheias; (2) um rei; (3) senhor de homens; (4) apegado a mulheres que não são suas; (5) o melhor entre os reis; e (6) respeitado pelos homens.

Se Candra ocupar Mīna (Peixes) e estiver aspectada por Maṅgala e pelos outros planetas, o nativo será, respectivamente:  (1) um pecador; (2) gracioso; (3) um rei; (4) um homem instruído; (5) alguém que comete atos pecaminosos; e (6) um pecador.

Śloka 12 —  Se ao nascimento Candra ocupar um Navāṃśa de Maṅgala e for aspectada por Sūrya, o nativo será guarda de uma cidade; se por Maṅgala, terá gosto por matar; se por Budha, será hábil em lutar; se por Bṛhaspati, será um rei; se por Śukra, será rico; e se por Śani, provocará brigas.

Se no nascimento Candra estiver em um Navāṃśa de Śukra e for aspectada por Sūrya, o nativo será tolo; se por Maṅgala, será apegado às esposas alheias; se por Budha, será um bom poeta; se por Bṛhaspati, será autor de excelentes obras literárias; se por Śukra, desfrutará de todos os confortos; e se por Śani, terá envolvimento com a esposa dos outros.

Śloka 13 — Se no nascimento Candra ocupar um Navāṃśa de Budha e for aspectada por Sūrya, o nativo será ator; se por Maṅgala, será ladrão; se por Budha, será o principal entre os poetas; se por Bṛhaspati, será ministro; se por Śukra, será hábil na música; e se por Śani, será hábil nas artes mecânicas. 

Se no nascimento Candra ocupar seu próprio Navāṃśa e for aspectada por Sūrya, o nativo será improdutivo; se por Maṅgala, será avarento; se por Budha, praticará penitência; se por Bṛhaspati, tornar-se-á uma pessoa importante; se por Śukra, será servido por uma mulher; e se por Śani, será devotado a seus deveres. 

Śloka 14 — Se no nascimento Candra estiver em um Navāṃśa de Siṃha (Leão) e for aspectada por Sūrya, o nativo será de temperamento colérico; se por Maṅgala, será amigo do rei; se por Budha, será senhor de um tesouro escondido; se por Bṛhaspati, será um grande senhor; se por Śukra, não terá filhos; e se por Śani, realizará atos cruéis.

Se no nascimento Candra estiver em um Navāṃśa de Bṛhaspati e for aspectada por Sūrya, será homem de reputação; se por Maṅgala, será versado em luta livre; se por Budha, será espirituoso; se por Bṛhaspati, será ministro; se por Śukra, viverá sem luxo; e se por Śani, terá disposição virtuosa.

Śloka 15  Se no nascimento Candra ocupar um Navāṃśa de Śani e for aspectada por Sūrya, o nativo terá pouquíssimos filhos; se por Maṅgala, terá vida miserável apesar de ser rico; se por Budha, será altivo;se por Bṛhaspati, será devotado a seus deveres; se por Śukra, será amante de mulheres perversas; e se por Śani, será irritadiço.

Do mesmo modo, devem-se predizer os efeitos resultantes de Sūrya nos principais Navāṃśas, quando ele for aspectado por Candra e pelos demais planetas.

Śloka 16 — O que foi declarado aqui (nos ślokas 12–15) como āṃśaphala, devido ao fato de Candra estar posicionado nos āṃśas (Navāṃśa rāśis) de Sūrya e dos demais planetas, deve ser entendido como os efeitos derivados especificamente da divisão Navāṃśa. 

Os efeitos declarados para Candra nos principais rāśis, sendo aspectada por diversos planetas, devem ser igualmente aplicados no caso da análise pelo Dvādaśāṃśa.

Śloka 17 — Os bons efeitos descritos acima serão plenos, medianos ou mínimos, conforme Candra ocupe um vargottama, seu próprio Navāṃśa, ou o Navāṃśa de outro planeta, respectivamente.

No caso de maus efeitos, o padrão será inverso. Além disso, se o senhor do Navāṃśa ocupado por Candra estiver forte, os efeitos descritos para Candra nos principais rāśis, quando aspectada pelos planetas principais, serão anulados — e apenas os efeitos relativos à ocupação de Candra no Navāṃśa, sob os aspectos planetários mencionados, ocorrerão.



Assim termina o 18º Adhyāya, intitulado “Yuti de Dois Planetas” no tratado Phaladīpikā, composto por Mantreśvara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário