CAPÍTULO 3 – DIVISÕES DO ZODÍACO

 

ADHYĀYA III – DIVISÕES DO ZODÍACO


Śloka 1 – Kṣetra [49], ou um arco de 30°; Drekkāṇa, Decanato ou um arco de 10°; Navāṃśa ou arco de 3 1/3°; Daśāṃśa ou um arco de 3°, ou 1/10 da porção de um Rāśi; Horā [49-a], ou 1/2 de um Rāśi, ou seja, um arco de 15°; Triṃśāṃśa ou 1/30 da porção de um Rāśi, ou seja, um arco de 1°; Saptāṃśa, ou 1/7 da porção de um Rāśi, ou seja, um arco de 4 2/7°; Ṣaṣṭyāṃśa, ou 1/60 da porção de um Rāśi, ou seja, um arco de 1/2°; e Kalāṃśa, ou 1/16 da porção de um Rāśi, ou seja, um arco de 1 7/8°. Estes, juntamente com o Dvādaśāṃśa, ou 1/12 da porção de um Rāśi, ou seja, um arco de 2 1/2°, são denominados Daśa Vargas, ou as dez divisões do Zodíaco. Vargottama [50] é o nome dado àquele Navāṃśa em particular em uma Rāśi que recebe o mesmo nome daquela mesma Rāśi (na carta Rāśi).

Śloka 2 – Das Vargas citadas, se omitirmos o Daśāṃśa, o Ṣaṣṭyāṃśa e o Kalāṃśa, o remanescente de 7 tipos de divisões são conhecidos como Saptavargas [51]. Se destes excluirmos o Saptāṃśa, o restante será composto por 6 tipos de divisões, conhecidas como Ṣaḍvargas. Alguns são da opinião de que o efeito que emana do Navāṃśa é semelhante (ou igual) ao da Rāśi e do Bhāva.

Śloka 3 – O efeito é pleno nas Rāśis [52]. Nos outros Vargas, ele é a metade; e no Ṣoḍaśāṃśa, Daśāṃśa e Ṣaṣṭyāṃśa Vargas, ele é 1/4 (de efeito). Em uma Rāśi ímpar, os planetas estão na infância, na juventude, na adolescência, na maturidade e in extremis, de acordo com o 1º, 2º, 3º, 4º e último 6º graus das porções, respectivamente, em avanço por eles na Rāśi. Mas em uma Rāśi par, estas principais divisões estão em sua ordem inversa.

Śloka 4Horā significa metade de uma Rāśi; em uma Rāśi ímpar, as metades se tornam, respectivamente, para Sūrya e para Candra, e em uma Rāśi par, para Candra e para Sūrya. O Drekkāṇa [53], ou as terceiras porções de uma Rāśi, é governado pelos Senhores dos próprios Rāśis, do filho do Bhāva de Śubha, ou o 5º e o 9º Bhāva. Os governadores dos Dvādaśāṃśas, ou a 1/12 porção de uma Rāśi, são contados a partir daquele Rāśi. Em uma Rāśi ímpar, os Triṃśāṃśas, ou graus, ou seja, a 1/30 porção alocada para Maṅgala, Śani, Bṛhaspati, Budha e Śukra são, respectivamente, 5, 5, 8, 7 e 5 graus. Em uma Rāśi par, esta ordem é invertida. Ou seja, Śukra, Budha, Bṛhaspati, Śani e Maṅgala têm 5, 7, 8, 5 e 5 graus, respectivamente. Os primeiros Navāṃśas nos principais Rāśis, a partir de Meṣa em diante, começam, respectivamente, com Meṣa, Makara, Tula e Karkaṭaka [54].

Śloka 5 – No caso de uma Rāśi ímpar, os Krūra Ṣaṣṭyāṃśas, ou as desfavoráveis 1/60 porções, são: 1º, 2º, 8º, 9º, 10º, 11º, 12º, 15º, 16º, 30º, 31º, 32º, 33º, 34º, 35º, 39º, 40º, 42º, 43º, 44º, 48º, 51º, 52º e 59º. O restante são Saumya, ou favoráveis. No caso de Rāśis pares, essa ordem é invertida, ou seja, as porções Ṣaṣṭyāṃśa citadas como Krūra nas Rāśis ímpares se tornam propícias, ou Saumya, nas Rāśis pares, e vice-versa.

Śloka 6 – Os Saptāṃśas [55], ou as porções de 1/7, são, no caso de uma Rāśi ímpar, contados regularmente a partir da própria Rāśi, enquanto que, no caso de uma Rāśi par, eles são contados a partir do 7º em diante. No caso de uma Rāśi ímpar, os Daśāṃśas, ou as porções de 1/10, são contados a partir da própria Rāśi; no caso de uma Rāśi par, a partir do 9º em diante. Os Senhores dos Ṣoḍaśāṃśas, ou das 1/16 subdivisões, no caso de uma Rāśi ímpar, são aqueles dos 12 Rāśis contados a partir da própria Rāśi, seguidos de Brahmā, Viṣṇu, Hara e Ravi. No caso de uma Rāśi par, esta ordem é invertida. As partes célebres ou auspiciosas de grande excelência surgem dos principais Vargas (Rāśi, Horā, Drekkāṇa, etc.) pela combinação (das características especiais) do Trikoṇa, Mūlatrikoṇabhavana, Svakṣetra, Sva-uccha, Kendra, Vargottama, e do número 7 no caso dos Sapta Vargas e 10 nos Daśa Vargas. Outros os reconhecem como 13.

Śloka 7 – Considere, com referência aos 13 Vargas, a posição dos planetas, quer eles estejam em uma casa amiga, em seu próprio Bhāva ou em uma casa de exaltação. Você terá os seguintes tipos de resultados Vaiśeṣikāṃśas. A combinação de 2 Vargas [56] é chamada Parijāta; a união de 3 Vargas é denominada Uttama; a de 4 é chamada Gopura. Quando 5 Vargas combinam, eles são chamados de Siṃhāsana. A união de 6 Vargas é chamada Parvata. A combinação de 7 Vargas é chamada Devaloka; a de 8 Vargas, Suraloka. Airāvata é o nome dado para a união de 9 Vargas.

Exemplo Aplicado
Supondo a posição de Bṛhaspati a 8°–1′–25″, ou seja, no 2º grau de Dhanuṣ. Ele ocupa (1) Mūlatrikoṇa, (2) Drekkāṇa, (3) Saptāṃśa, (4) Daśāṃśa, (5) Dvādaśāṃśa e (6) Kalāṃśa. Assim, Bṛhaspati deve ser declarado como tendo alcançado um Parvatāṃśa.

Śloka 8 – Um planeta em um Parijāṭāṃśa fará o nativo respeitável, dotado de muitas boas qualidades, rico, feliz, com poder e dignidade. Um planeta situado em um Uttamāṃśa o tornará modesto, inteligente e de boa conduta. Um planeta que alcança um Gopurāṃśa assegura ao nativo bom intelecto, riqueza, terras, vacas e bhāva (prosperidade nos aspectos da vida). Um planeta colocado em um Siṃhāsanāṃśa permitirá ao nativo tornar-se amigo de um rei ou igual a ele.

Śloka 9 – O planeta que alcançou um Parvatāṃśa fará o nativo ser dotado de muitos bons cavalos, elefantes, veículos e outros suplementos principescos. A pessoa, em cuja natividade um planeta alcançou um Devalokāṃśa, será um rei largamente reconhecido por suas boas qualidades. O planeta que obtiver um Airāvatāṃśa na natividade de uma pessoa a fará um segundo Indra, apto a ser saudado pelos reis. O planeta em um Suralokāṃśa assegura ao nativo boa sorte, saúde, milho, filhos e realeza.

Śloka 10 – Se, ao nascimento, um planeta estiver fraco em todos os 10 Vargas, ele causará a morte do nativo. Se 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 ou apenas 1 dos 10 Vargas estiver fraco, os seguintes efeitos ocorrerão: (1) destruição; (2) sofrimento; (3) calamidade; (4) infelicidade; (5) amor dos relacionamentos; (6) liderança entre os relacionamentos; (7) amizade com um rei; (8) riqueza; e (9) realeza.
Se um planeta estiver forte em todos os Vargas, o nativo será o melhor entre os reis. O efeito de um planeta, de acordo com o bala (força) e outros avasthās (condições), será o seguinte: o nativo estará (1) progredindo; (2) feliz; (3) como um rei; (4) sofrendo de doenças; ou (5) morto, respectivamente.

Śloka 11 – Se houver uma preponderância de força de planetas benéficos nos Ṣaḍvargas [as seis divisões, como citado na nota de rodapé 51 deste mesmo capítulo: Rāśi, D-2, D-3, D-9, D-12 e D-30], o nativo será muito rico e viverá por um longo período. Se o Lagna acontecer de ocupar um Krūra Āṃśa nos principais Ṣaḍvargas, o nativo será pobre, de vida curta e de disposição fraca [57]. Mas se os Senhores daqueles Āṃśas (porções de um Rāśi) estiverem fortes, a pessoa se tornará um rei.
Se o Senhor (1) do ascendente do Navāṃśa, (2) do decanato que ascende, ou (3) do Lagna (ascendente da Rāśi, D-1) estiver forte, o nativo será, respectivamente, (1) dotado de felicidade e conforto, (2) igual a um rei, ou (3) um governador da Terra, possuindo boa fortuna.

Śloka 12 – A pessoa em cujo nascimento os maléficos ocupam a Horā de Sūrya [58] em Rāśis ímpares será forte e robusta, cruel em seu comportamento e rica, enquanto aqueles nascidos com benéficos posicionados na Horā lunar das Rāśis pares serão brilhantes na aparência, de fala suave, agradáveis e graciosos. Se os efeitos estiverem misturados, os resultados também serão misturados. No caso de uma natividade em que o Lagna e Candra estejam fortes, e os Senhores das Rāśis ocupadas por eles também estejam semelhantemente fortes, a pessoa será dotada de vida longa, sem qualquer sofrimento, e será imensamente célebre.

Śloka 13 – Os últimos decanatos [59] de Siṃha (Leão), Meṣa (Áries), Dhanuṣ (Sagitário), Tula (Libra) e Mithuna (Gêmeos); os primeiros decanatos de Dhanuṣ e Meṣa; o segundo decanato de Kanyā (Virgem) e Mithuna são denominados Āyudha Drekkāṇas, ou decanatos armados (munidos com armas).
O segundo decanato de Vṛścika (Escorpião) é chamado de Pāśa (laço ou armadilha). O primeiro Drekkāṇa de Makara (Capricórnio) é chamado de Nigala (grilhões). O primeiro decanato de Siṃha (Leão) e de Kumbha (Aquário), e o segundo decanato de Tula (Libra) têm rostos de abutres.
O último decanato de Vṛṣabha (Touro) é um Pakṣi (pássaro) e o primeiro decanato de Karkaṭa (Câncer) tem rosto semelhante ao de um porco.

Śloka 14 – O primeiro decanato de Vṛścika (Escorpião), o último de Karkaṭa (Câncer) e o último de Mīna (Peixes) são chamados de decanatos serpentes (Nāga Drekkāṇas). O segundo decanato de Meṣa e de Vṛṣabha, o primeiro de Siṃha e o último de Vṛścika são chamados de decanatos quadrúpedes (Catuṣpāda Drekkāṇas). Pessoas nascidas nesses decanatos (ou seja, quando esses decanatos ascendem) tornam-se ricas, de disposição cruel, caráter vil e indigentes. Em um Rāśi dual (Dvisvabhāva), os três decanatos em sua ordem serão: Adhama (mau), Madhyama (moderado) e Uttama (bom), enquanto que no caso de um Rāśi móvel (Cara Rāśi), esta ordem é invertida. Em um Rāśi fixo (Sthira Rāśi), a ordem será: mau, bom e misto. Assim também serão os efeitos quando estes decanatos ascenderem no Lagna. Assim disse o sábio.

Śloka 15 – Se o Senhor do decanato (ascendente) estiver em seu próprio Varga, ou associado a um planeta benéfico, ou estiver em uma Rāśi de exaltação, ou ainda em uma casa amiga; se o Senhor do Triṃśāṃśa (ascendente), Dvādaśāṃśa ou Horā (relativa ao Lagna), possuindo força, estiver em uma posição semelhante, a pessoa será dotada de boas qualidades, será sempre pura, inteligente, terá longa vida, será misericordiosa e rica, possuirá filhos, será altamente renomada e desfrutará de todos os confortos de uma vida real.

Śloka 16 – Observe a Rāśi ocupada por Māṇḍi no nascimento, e observe também onde o Senhor daquela Rāśi está posicionado. O Lagna ao nascimento estará em uma posição triangular àquele Senhor citado ou em uma posição triangular ao Navāṃśa ocupado pelo governante da Rāśi representando o Navāṃśa ocupado por Māṇḍi. Pode também estar triangularmente relacionado ao Navāṃśa da Rāśi ocupado por Gulika. Quando Candra está forte, o Lagna deve ser deduzido semelhantemente através de Candra sozinho, ao invés de através de Māṇḍi.

Śloka 17Candra, se posicionada em seu próprio decanato [60] ou em um decanato amigo, fará o nativo belo na aparência e possuído de boas qualidades. Se ela alcançou um Uttamavarga, também fará o nativo muito sortudo; se estiver posicionada em qualquer outro lugar, ela dotará o nativo com as boas qualidades pertencentes ao planeta governante do Bhāva ocupado por ela.

Śloka 18 – Um planeta está resplandecente quando está em sua exaltação; ele é feliz quando está em seu Mūlatrikoṇa; ele é confiante em seu próprio Bhāva; ele está satisfeito quando em uma casa amiga; e calmo quando alcança o Varga de um planeta benéfico. Ele é capaz quando brilha com esplendor sem nuvens.

Śloka 19 – Um planeta está torturado quando é vencido por outro planeta (em guerra planetária); ele é debilitado pela união com o Varga de um planeta maléfico. Ele está excessivamente perturbado quando ocupa uma casa inimiga. Ele está com muito medo quando se encontra em sua debilidade (nīcabala). Ele está caindo quando se põe ou desaparece (ocultação, estágio mais profundo da debilidade).

Śloka 20 – No caso de um planeta em um Pradīptāvasthā, o bom efeito será pleno, enquanto será nulo para um planeta no estado Vikalāvasthā. No caso de condições intermediárias (Avasthās), os efeitos auspiciosos serão decrescentes proporcionalmente, enquanto os efeitos inauspiciosos aumentarão proporcionalmente. A natureza dos efeitos dos principais Avasthās estará completamente de acordo com os nomes que eles levam.

____________________________________________________

[49]Mantreśvara não citou o restante das cartas divisionais, apenas estas que, na tabela que se segue, estão marcadas em negrito. As demais cartas citadas na tabela fazem parte de consultas em outros Śāstras. Kṣetra é o nome dado à carta Rāśi, que tem um arco de 30°, também conhecida como Kṣetra Cakra.

[49-a] – No caso da D-2, cada metade é governada por Sūrya e Candra, sendo que, nas Rāśis ímpares, a primeira metade é governada por Sūrya e a segunda por Candra. Esta ordem se inverte nos casos das Rāśis pares.

[50]Vargottama: alguns dizem que um planeta está em vargottama se ele ocupa o mesmo Rāśi nas cartas Rāśi (D-1) e Navāṃśa (D-9). Outros autores atribuem ainda mais cartas associadas, indicando não só os planetas vargottama como também Rāśis vargottama, quando estes coincidem em ocupar o mesmo Bhāva em cartas divisionais diferentes.

[51] – Existem alguns grupos de divisões:

  • Ṣaḍvarga – 6 divisões: Rāśi (D-1), Horā (D-2), Drekkāṇa (D-3), Navāṃśa (D-9), Dvādaśāṃśa (D-12) e Ṣaṣṭyāṃśa (D-30);

  • Saptavarga – 7 divisões: Rāśi (D-1), Horā (D-2), Drekkāṇa (D-3), Saptāṃśa (D-7), Navāṃśa (D-9), Dvādaśāṃśa (D-12) e Ṣaṣṭyāṃśa (D-30);

  • Daśavarga – 10 divisões: Rāśi (D-1), Horā (D-2), Drekkāṇa (D-3), Saptāṃśa (D-7), Navāṃśa (D-9), Daśāṃśa (D-10), Dvādaśāṃśa (D-12), Ṣoḍaśāṃśa (D-16), Ṣaṣṭyāṃśa (D-30) e Ṣaṣṭiāṃśa (D-60);

  • Ṣoḍaśavarga – 16 divisões: Rāśi (D-1), Horā (D-2), Drekkāṇa (D-3), Caturthāṃśa (D-4), Saptāṃśa (D-7), Navāṃśa (D-9), Daśāṃśa (D-10), Dvādaśāṃśa (D-12), Ṣoḍaśāṃśa (D-16), Viṃśāṃśa (D-20), Caturviṃśāṃśa (D-24), Bhaṃśāṃśa (D-27), Ṣaṣṭyāṃśa (D-30), Khavedāṃśa (D-40), Akṣavedāṃśa (D-45) e Ṣaṣṭiāṃśa (D-60).

DIVISÃO

ÁREA DA VIDA A SER VISTA



Rāśi
D-1
Existência, ao nível físico
Horā
D-2
Riqueza e dinheiro
Drekkāṇa 
D-3
Tudo relacionado aos irmãos e irmãs
Caturthāṃśa 
D-4
Residência, Bhāvas de propriedade, propriedades e fortuna
Panchāṃśa
D-5
Fama, autoridade e poder
Shashthāṃśa
D-6
Problemas de saúde
Saptāṃśa 
D-7
Tudo relacionado às crianças (e netos)
Ashtāṃśa
D-8
Súbita e problemas inesperados, etc contencioso
Navāṃśa 
D-9
Casamento e tudo relacionado ao cônjuge (s), dharma (dever e justiça), interação com outras pessoas, habilidades básicas, eu interior
Daśāṃśa 
D-10
Carreira, atividades e realizações da sociedade
Rudrāṁśa
D-11
Morte e destruição
Dvādaśāṃśa 
D-12
Tudo relacionado aos pais (também tios, tias e avós, ou seja, parentes de sangue dos pais)
Ṣoḍaśāṃśa 
D-16
Veículos, prazeres, confortos e desconfortos
Viṃśāṃśa 
D-20
atividades religiosas e questões espirituais
Caturviṃśāṃśa 
D-24
Aprendizagem, conhecimento e educação
Bhaṃśāṃśa 
D-27
Pontos fortes e fracos, a natureza intrínseca
Triṁśāṁśa
D-30
Males e punição, sub-consciente, algumas doenças
Khavedāṃśa 
D-40
Eventos  auspiciosos e não-auspiciosos
Akṣavedāṃśa 
D-45
Todos os assuntos
Ṣaṣṭiāṃśa 
D-60
Karma de vidas passadas, todas as questões

VargaDivisãoEfeito
RāśiD-1100%
HorāD-250%
DrekkāṇaD-350%
CaturthāṃśaD-450%
PañcāṃśaD-550%
ṢaṣṭhāṃśaD-650%
SaptāṃśaD-750%
AṣṭāṃśaD-850%
NavāṃśaD-950%
DaśāṃśaD-101/4%
RudrāṃśaD-1150%
DvādaśāṃśaD-1250%
ṢoḍaśāṃśaD-161/4%
ViṃśāṃśaD-2050%
CaturviṃśāṃśaD-2450%
NakṣatrāṃśaD-2750%
TriṃśāṃśaD-3050%
KhavedāṃśaD-4050%
AkṣavedāṃśaD-4550%
ṢaṣṭyāṃśaD-601/4%

Governadores dos Decanatos de Um Rāśi – [53]


1º Decanato
Governante da Própria Rāśi
2º Decanato
Governante da 5ª Rāśi contada dela
3º Decanato
Governante da 9ª Rāśi contada dela


[54] – Leia a próxima nota de rodapé na página seguinte para entender como se fazem as divisões dos Vargas destas cartas divisionais citadas no Śāstra e de outras também.

[55] – Veja abaixo todas as cartas divisionais:

Carta DivisionalDivisão e Regra
1
Drekkāṇa (D-3)

Cada Rāśi está dividida em 3 partes de 10° cada. 1ª parte vai para a mesma Rāśi, 2ª parte para o 5º Rāśi e 3ª parte para o 9º Rāśi.
2
Caturthāṃśa
(D-4)

Cada Rāśi dividida em 4 partes de 7°30' cada: 1º, 4º, 7º e 10º Rāśis a partir da própria Rāśi.
3
Pañcāṃśa (D-5)

Cada Rāśi dividida em 5 partes de 6°. Ímpares: Áries, Aquário, Sagitário, Gêmeos, Libra. Pares: Touro, Virgem, Peixes, Capricórnio, Escorpião.
4
Ṣaṣṭhāṃśa
(D-6)

Cada Rāśi dividida em 6 partes de 5°. Dependendo da paridade, começa de Áries ou Libra.
5
Saptāṃśa
(D-7)

Cada Rāśi dividida em 7 partes de 4°17'8.57". Ímpar: conta da própria Rāśi; par: conta do 7º Rāśi.
6
Aṣṭāṃśa
(D-8)

Cada Rāśi dividida em 8 partes de 3°45'. Começa de Áries (móvel), Sagitário (fixo) ou Leão (dual).
7
Navāṃśa (D-9)


Cada Rāśi dividida em 9 partes de 3°20'. Começa de Áries (fogo), Capricórnio (terra), Libra (ar) ou Câncer (água). Também chamada Dharmāṃśa.
8
Daśāṃśa (D-10)

Cada Rāśi dividida em 10 partes de 3°. Ímpar: começa da própria Rāśi; par: do 9º Rāśi. Também chamada Karmāṃśa ou Svargāṃśa.
9
Rudrāṃśa (D-11)

Cada Rāśi dividida em 11 partes de 2°43'38". Método de contagem cruzada a partir de Áries. Também chamada Ekādaśāṃśa.
10
Dvādaśāṃśa
(D-12)

Cada Rāśi dividida em 12 partes de 2°30'. Contagem linear a partir da própria Rāśi.
11
Ṣoḍaśāṃśa (D-16)


Cada Rāśi dividida em 16 partes de 1°52'30". Inicia de Áries, Leão ou Sagitário conforme modalidade da Rāśi. Também chamada Kalāṃśa.

12


Viṃśāṃśa
(D-20)


Cada Rāśi dividida em 20 partes de 1°30'. Baseado em se é móvel, fixo ou dual.
13
Caturviṃśāṃśa
(D-24)

Cada Rāśi dividida em 24 partes de 1°15'. Ímpar: Leão; par: Câncer. Também chamada Siddhāṃśa.
14
Nakṣatrāṃśa (D-27)

Cada Rāśi dividida em 27 partes de 1°6'40''. Associada aos 12 Rāśis começando de Áries, Câncer, Libra e Capricórnio. Também chamada Saptaviṃśāṃśa ou Bhāṃśa.
15
Triṃśāṃśa (D-30)


Cálculo especial por graus e paridade: Ímpares (Áries, Aquário, Sagitário, Gêmeos, Libra), Pares (Touro, Virgem, Peixes, Capricórnio, Escorpião).
16
Khavedāṃśa (D-40)

Cada Rāśi dividida em 40 partes de 45'. Ímpar começa de Áries, par começa de Libra. Também chamada Catvāriṃśāṃśa.
17
Akṣavedāṃśa (D-45)

Cada Rāśi dividida em 45 partes de 40'. Começa de Áries, Leão ou Sagitário. Também chamada Pañcacatvāriṃśāṃśa.
18
Ṣaṣṭyāṃśa (D-60)


Cada Rāśi dividida em 60 partes de 30'. Calculado por multiplicação da longitude do planeta, adicionando 1, para identificar o Ṣaṣṭyāṃśa ocupado.

[56]
– Isto só será válido caso o planeta esteja em sua própria Rāśi, em uma Rāśi amiga ou em uma Rāśi de exaltação.

Por exemplo, se Budha se encontra em Mithuna (Gêmeos) tanto na carta Rāśi quanto na carta Navāṃśa, e em outras diversas cartas divisionais, teremos aí uma combinação específica que, de acordo com o número de Vargas em que Budha está depositado em Mithuna, receberá um nome correspondente.

Nome da União
Nº de Vargas
Efeitos
Parijata
2 Vargas
respeitável, dotado com muitas boas qualidades, rico, feliz, com poder e dignidade.
Uttama
3 Vargas
modesto, inteligente e de boa conduta.
Gopura
4 Vargas
bom intelecto, riqueza, terras, vacas e Bhāva.
Simhāṃśa
5 Vargas
 tornar amigo de um rei ou um igual a ele.
Paravata
6 Vargas
dotado com muitos bons cavalos, elefantes, veículos e outros suplementos principescos.
Devaloka
7 Vargas
um rei largamente reconhecido por suas boas qualidades.
Airavatāṃśa
8 Vargas
um segundo Deus Indra apto a ser saudado pelos reis.
Suraloka
9 Vargas
boa sorte, saúde, milho, filhos e realeza.

[57] – Isto já foi visto anteriormente no Śloka 5. Krūra Āṃśa é um grau específico dentro da D-60, equivalendo a graus maléficos e benéficos de acordo com as Rāśis pares ou ímpares.

O autor, neste Śloka, comete um erro (ou talvez o tradutor para o inglês), pois nos Ṣaḍvargas (6 divisões), a D-60 não está incluída.

Caso o erro não tenha sido cometido, considere então o termo Krūra Āṃśa conforme definido pelo dicionário sânscrito, no qual se refere ao 1º, 3º, 5º, 7º, 9º e 11º Rāśis do zodíaco como Krūras, e os demais como Akrūras, ou seja, Saumya ou benéficos.

Assim, para o Śloka 11, deve-se considerar o Lagna em qualquer um desses Rāśis Krūras e sua repetição nos demais Vargas dos principais Ṣaḍvargas (as seis divisões já mencionadas anteriormente) para gerar o resultado mencionado no referido Śloka.

[58] – No Śloka 4, Mantreśvara ensina como verificar os governantes das metades das Rāśis:

Em Rāśis ímpares (Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário e Aquário), a primeira metade é governada por Sūrya e a segunda por Candra.

Em Rāśis pares (Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio e Peixes), a primeira metade é governada por Candra e a segunda por Sūrya.

Rāśis
Par/ímpar
1º metade
2º metade
Rāśis
Par/ímpar
1º metade
2º metade
Áries
Ímpar
Sūrya
Candra
Libra
Ímpar
Sūrya
Candra
Touro
Par
Candra
Sūrya
Escorpião
Par
Candra
Sūrya
Gêmeos
Ímpar
Sūrya
Candra
Sagitário
Ímpar
Sūrya
Candra
Câncer
Par
Candra
Sūrya
Capricórnio
Par
Candra
Sūrya
Leão
Ímpar
Sūrya
Candra
Aquário
Ímpar
Sūrya
Candra
Virgem
Par
Candra
Sūrya
Peixes
Par
Candra
Sūrya


[59] – Vide tabela de decanatos e seus significados no rodapé da página seguinte.

[60]Mantreśvara não deixa claro, nos ślokas subsequentes, qual é o decanato de Candra e/ou seu decanato amigo. Ele também suprime, mais adiante, informações importantes como o significado de Pradīptāvasthā, Vikalāvasthā, entre outros conceitos.



Assim termina o 3º Adhyāya sobre “As Divisões do Zodíaco” no trabalho Phaladīpikā, composto por Mantreśvara.


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